“ME PEGOU DE SURPRESA”, DIZ DANIEL SOBRE DESMEMBRAMENTO DE ADAMANTINA

GOVERNO VINCULA 12 CIDADES À DRS DE PRUDENTE, ALIVIANDO A TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS NA DRS DE MARÍLIA

“Realmente me pegou de surpresa esse desmembramento”, comentou o prefeito Daniel Alonso, de Brasília, sobre a vinculação da microrregião de Adamantina à DRS de Presidente Prudente na nova classificação do Plano SP anunciada pelo governo nesta 4ª feira (24). Até então, Adamantina e mais 11 cidades vizinhas integravam a DRS de Marília e, por estarem muito afetadas pela Covid-19, vinham sobrecarregando a média geral de ocupação de leitos. “Acredito que essa classificação seja apenas para gestão da quarentena, nada além disso, voltando à situação de antes depois que isso tudo passar”, acrescentou Daniel.

O fato é que o desmembramento permitiu que a DRS de Marília ficasse na fase Laranja, onde o comércio e outros serviços não-essenciais podem funcionar, enquanto que Prudente continuou na Vermelha, acrescida agora da microrregião de Adamantina. As demais microrregiões vinculadas a Marília – como Tupã, Assis e Ourinhos – seguem na Laranja. “Não muda nada e vamos continuar trabalhando nos mesmos horários de antes no comércio e nos shoppings da cidade”, confirmou ao HORAH o presidente da Associação Comercial (Acim), Adriano Martins.

Presidente da Acim: comércio segue no mesmo horário (FOTO: Divulgação)

O governador Doria também anunciou hoje um lockdown noturno, das 23h às 5h, que terá início na próxima 6ª feira (26) e seguirá, em princípio, até 14/3. Nesse período, estará em vigor o que o governador batizou de ‘toque de restrição de circulação’ tanto de pessoas como de veículos, o que será fiscalizado pelas vigilâncias sanitárias municipais e estadual, PM e Procon. A ideia é por fim a aglomerações em bares, restaurantes e festas clandestinas e, com isso, barrar o avanço da Covid no Estado. Como as experiências com toques de recolher mundo afora não surtiram efeitos positivos comprovados, Doria pediu à imprensa que não usasse esse termo [toque de recolher] e, sim, o tal ‘toque de restrição’.

HORAH – Informação e Prestação de Serviço