MÉDICO ALERTA: “OBSERVAMOS UM SALTO NO NÚMERO DE CASOS” DE COVID; população deve se cuidar

Dr. Christiano: alerta (Foto: Reprodução)

A população de Jaú não deve baixar a guarda, mantendo o isolamento, usando máscara e álcool em gel para evitar contaminação pelo Coronavírus. O alerta feito exaustivamente no último ano foi repetido neste fim de semana pelo médico Christiano Nassif, responsável pelo Pronto Socorro da Santa Casa, hospital de referência do Ministério da Saúde para casos de Covid-19 em Jaú e mais 11 municípios. Desta vez, a preocupação é com a chamada ‘terceira onda’ da pandemia.

“Se alguém me falasse há algumas semanas que no final de maio vivenciaríamos uma nova alta substancial no número de casos (…), eu provavelmente não concordaria. Mas se existe algo que nós aprendemos durante toda essa luta contra esse vírus é que jamais o devemos subestimar”, declarou Dr. Christiano, com voz cadenciada e em tom que chama a atenção de quem ouve o áudio que ganhou as redes sociais e foi muito comentado neste domingo (30).

O médico disse que “na última semana, observamos um salto no número de casos que adentraram na instituição [Santa Casa], bem como uma maior ocupação dos leitos por pessoas do nosso município”. Dr. Christiano também observa que “ainda é precoce estabelecer uma estimativa e mensurar o tamanho do impacto” que esse aumento nos casos de Covid vai causar. Ele defendeu que a população continue se vacinando, mas admitiu: “A vacinação é eficaz em reduzir a gravidade, entretanto, ela não reduz o risco de transmissão” – daí a necessidade de se proteger.

Santa Casa divulga diariamente a taxa de ocupação de leitos para Covid (FOTO: Divulgação)

Fevereiro e março foram os meses mais críticos da fase atual da pandemia da Covid em Jaú. Com a intensa ação médico-hospitalar e o avanço da vacinação (ainda que tímida) no município, os casos começaram a cair. O fim de semana registrou uma corrida ao pronto socorro, devendo refletir nos próximos boletins oficiais, mas durante as duas últimas semanas a situação estava sob controle – apesar de leve alta nas internações.

Na última 6.a feira (28), a Santa Casa tinha 79 pacientes de Covid internados, 43 na UTI; da 5.a para a 2.a feira passadas, eram, respectivamente, 77, 74, 74 e 78 internados, sendo 44, 42, 41 e 39 na UTI. Nos dias anteriores os números oscilaram de 66 internados em 13/5, com 39 na UTI, a 73 no dia 21, também com 39 na UTI. Ou seja, números ligeiramente maiores de internados, mas dentro de uma média que não chegou a chamar a atenção para os boletins do hospital.

HORAH – Informação é tudo