Médico da Santa Casa tem artigo científico premiado na Europa

Médico Dr. Teófilo, da Santa Casa de Marília (FOTO: Reprodução)

Médico da Santa Casa de Marília, o anestesiologista Teófilo Augusto Araújo Tiradentes teve artigo científico premiado no Congresso Europeu de Anestesia Pediátrica, realizado em Praga, República Tcheca, no final de setembro. Foi, na verdade, uma tese de mestrado intitulada Parada Cardíaca por Fator Anestésico em Pacientes Pediátricos: Revisão Sistemática com Metanálise Proporcional e Análise de Metarregressão.

O artigo foi baseado nessa tese de mestrado do médico Teófilo na Faculdade de Medicina da Unesp Botucatu, cujo orientador foi o docente Leandro Braz. Dr. Teófilo é membro do corpo clínico do Serviço de Anestesia de Marília (SAM) e da Santa Casa. O trabalho dele foi publicado no segundo maior jornal médico de anestesiologia do mundo, o British Journal Of Anaesthesia.

Segundo a Santa Casa, além do orientador, também colaboraram para o artigo os profissionais Sharon Einav, José Braz, Vânia Nogueira, Marluci Betini, José Corrente e Mariana Braz. Dr. Teófilo falou que foram avaliados todos os estudos disponíveis na literatura médica sobre parada cardíaca em crianças que precisaram de procedimento sob anestesia até 24 horas após cirurgia ou procedimento, concluindo ter havido aumento maior de parada cardíaca nesses pacientes nos países em desenvolvimento, justamente pela falta de cuidado com a saúde e capacitação dos profissionais.

HORAH – Informação é tudo