Médicos do HCFamema revertem vasectomia com uso de microscópio Tivato700

Médicos do HCFamema responsáveis pelo procedimento inédito (FOTO: Divulgação/assessoria)

Cirurgia inédita de reversão de vasectomia foi realizada por médicos do HCFamema com uso do microscópio Tivato700. O procedimento foi realizado pelos urologistas Mateus Maziero, Glauco Yassumoto, Flávio Frejuello e João Pedro Dacroce e comemorado pela comunidade médica local.

A chance de sucesso de uma cirurgia como essa varia de acordo com o tempo que foi feita a esterilização do paciente. Segundo o próprio HCFamema, se ocorreu em até quatro anos, a chance de reversão gira em torno dos 75%; acima de oito anos, essa probabilidade cai para 30% a 60%.

O uso do microscópio nesse caso ocorreu por se tratar de uma cirurgia que precisa de técnica, delicadeza, maior precisão e nitidez, conforme informou a assessoria do HCFamema. No caso, o microscópio Tivato700 foi a melhor opção.

A vasectomia é o procedimento que impede a passagem de espermatozoides dos testículos para o sêmen, com o objetivo de esterilizar o homem e impedir que ele fecunde o óvulo feminino. Não há uma idade específica para o paciente optar pela vasectomia como controle de natalidade.

Uso do microscópio foi importante por causa da delicadeza e precisão da cirurgia (FOTO: Divulgação/assessoria)

HORAH – Informação é tudo