Mortes por Covid – PESQUISA APONTA AS MELHORES CIDADES E AS NEM TANTO

Marília lidera ranking com menor índice de mortes/100 mil habitantes; Jaú está em 12º lugar e Bauru em 17º

O Governo do Estado divulgou o ranking das 20 melhores cidades com menor número de mortes por 100 mil habitantes até o dia 2. Participam da pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Trafego (Abramet) apenas cidades acima de 100 mil habitantes. A liderança é de Marília, que ficou em 1º lugar com apenas 12,6 mortes por Covid-19 por 100 mil habitantes (são 30 óbitos desde o começo da pandemia, em março), seguida de São Carlos, com 14,3, e Araraquara, com 14,4.

Reconhecido nacionalmente, o pesquisador Carlos Guglielmi Eid postou em uma rede social que essas três cidades “apresentam indicadores comparáveis aos melhores do mundo”. O índice de Marília, por exemplo, é três vezes melhor que o de Bauru e cinco mais do que o que foi apresentado pelo Estado. O assunto foi nesta 6ª feira (4) um dos destaques da 23ª reunião do comitê de enfrentamento ao coronavírus em Marília, presidida pelo prefeito Daniel Alonso.

Acima, o comentário do pesquisador: índices comparáveis aos melhores do mundo

Outras cidades do centro-oeste figuram no ranking das 20 melhores do Estado, como Botucatu, que ficou em 8º lugar com 21,8 de índice; Jaú, a 12ª colocada, com 31,9 mortes por 100 mil habitantes (nesta 6ª feira foi confirmada a 49ª morte causada pela doença na cidade e há ainda dois óbitos suspeitos); e Bauru, a 17ª, com 37,2 de índice (são 146 óbitos por Covid e um sob investigação). Fechando o ranking está Araras, com índice 41,7.

HORAH – Você sabe das coisas