Preso pela polícia da Argentina na 6.a feira 15, o motoboy mariliense Rodrigo de Freitas Carvalho, 34 anos, aguarda os procedimentos da Justiça daquele país para ser extraditado para o Brasil. Ele foi condenado a 14 anos de prisão por atos antidemocráticos e depredação na Praça dos Três Poderes em Brasília-DF, em 8/1 do ano passado, e deve cumprir o restante da pena.
Rodrigo foi preso durante a invasão em 8/1, mas conseguiu liberdade provisória e voltou para Marília. Porém, deixou de cumprir as imposições legais, permitiu que a bateria da tornozeleira eletrônica descarregasse e fugiu. Ele tomou o mesmo rumo que 61 outros brasileiros igualmente condenados que se refugiaram na Argentina, alegando perseguição política no Brasil.
Ocorre que desde outubro a Argentina deixou de acolher pessoas nessas condições e a Justiça brasileira pediu a captura e extradição de todos eles, o que começou a ser cumprido, visto que três foragidos já foram presos naquele país. A esposa e os filhos de Rodrigo, entre os quais um autista, continuam residindo em Marília.
Rodrigo foi preso próximo à estação de trens em La Plata, na província de Buenos Aires, quando foi reconhecido e recebeu voz de prisão dos policiais. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Daniel Refecas a pedido do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
HORAH – Informação é tudo