MP E POLÍCIA FAZEM BUSCA E APREENSÃO NA SANTA CASA DE BARIRI

Casos mais gravves devem ser encaminhados diretamente para a Santa Casa de Bariri (Foto: Noticiantes)

Suspeita de “eventuais crimes contra a administração pública” durante a intervenção na Santa Casa de Misericórdia de Bariri, a 40 km de Jaú, deflagra operação de busca e apreensão de documentos no hospital e em endereços de pessoas ligadas a ele. Mandados judiciais expedidos pela 2.a Vara Judicial da comarca de Bariri estão sendo cumpridos desde as primeiras horas da manhã desta 6.a feira (14) no local, onde estão várias viaturas policiais.

Há informação de que as buscas ocorrem dentro da Santa Casa, na sede administrativa, e inclusive no apartamento de um dos médicos da instituição. Em nota à imprensa, o Ministério Público (MP) informa que dois Promotores de Justiça, dois delegados de polícia e policiais civis e militares participam da operação. Não foi citado que tipo de irregularidade teria sido praticado na administração hospitalar durante a intervenção.

Viaturas em busca no apartamento de um dos médicos do hospital (Foto: Noticiantes)

Porém, dia 6 o MP instaurou inquérito civil para apurar gastos públicos no hospital, inclusive de recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19. A instituição está sob intervenção municipal e, segundo o MP, há inconsistências na prestação de contas. Por isso foi solicitado ao prefeito da cidade e ao interventor explicações sobre o não cumprimento das regras constitucionais para contratações públicas, por exemplo. Os promotores pediram ainda relação detalhada dos recursos utilizados no hospital entre janeiro e abril deste ano e a contratação de assessoria jurídica por R$ 12 mil mensais.

Em nota, a prefeitura de Bariri informou que acompanha as investigações e se colocou à disposição dos investigadores e promotores “para auxiliar em tudo o que for possível” e buscar “regularizar qualquer apontamento que seja feito”. À tarde, autoridades envolvidas nas investigações vão conceder entrevista coletiva sobre a operação realizada na Santa Casa.

PMs acompanham as buscas realizadas na Santa Casa (Foto: Noticiantes)

A íntegra da nota do MP é a seguinte:

“O Ministério Público do Estado de SP deflagrou na manhã de hoje (14/05), operação visando apurar eventuais crimes contra a administração pública durante o período de intervenção na Santa Casa de Misericórdia de Bariri. Estão sendo cumpridos mandatos judiciais expedidos pela 2.a Vara Judicial da Comarca, de busca e apreensão em endereços, bem como na própria sede da Santa Casa. Participam da operação dois Promotores de Justiça, dois delegados de polícia, policiais civis e militares”.

HORAH – Informação é tudo