Muito devagar – DECRETO SAI, MAS RAFAEL DEIXA VÁRIAS ATIVIDADES FECHADAS

Remuneração líquida de Rafael na Assembleia é de R$ 3,7 mil (FOTO: Reprodução Redes Sociais)

Pior de tudo é que prefeito de Jaú não deu explicações; retomada econômica deve ser feita em etapas

Finalmente o prefeito Rafael Agostini publicou o Decreto 7.716 que flexibiliza a quarentena para atividades não essenciais em Jaú. As medidas passam a valer a partir desta 3ª feira (2), na chamada ‘1ª etapa’ da retomada econômica da cidade – igrejas, academias, bares e restaurantes, por exemplo, ainda não foram contemplados. Tímida para uma cidade classificada na ‘fase 3’, a nova lei de Rafael beneficia basicamente atividades comerciais e estica a quarentena até 15/6.

COMO FICA – Lojas do comércio varejista poderão abrir de 2ª a 6ª feira, por 6 horas diárias, das 10h às 16h, desde que respeitando o distanciamento social, com higienização de funcionários e clientes, sanitização dos ambientes e monitoramento constante. Os shoppings e o Território do Calçado seguirão o mesmo modelo, sem funcionamento das praças de alimentação, com proibição do uso de provadores e remoção ou obstrução de bancos de uso coletivo.

Concessionárias e lojas de veículos vão seguir o horário comercial já praticado; escritórios e imobiliárias também abrirão, mas com preferência para o atendimento não presencial. Para justificar a timidez das medidas, o prefeito observa que é necessário retomar a economia gradativamente “para evitar o perecimento das empresas e o consequente aumento do desemprego”, lembrando, porém, que “nada será como antes”.

SEM EXPLICAÇÕES – O decreto de Rafael não cita restaurantes, bares, lanchonetes e similares, nem igrejas, salões de beleza e academias. Como a quarentena foi estendida e o decreto fala em ‘1ª etapa’, tudo leva a crer que essas outras atividades tenham ficado para a ‘2ª etapa’ da retomada econômica – só não se sabe se antes ou depois do dia 15. Assessoria de imprensa, integrantes do governo e o prefeito não tocaram no assunto ou deram explicações, nem mesmo pelas redes sociais.

HORAH – Você sabe das coisas