Nardi, Rogerinho e Júnior Moraes disputam presidência da Câmara

Vereadores foram ameaçados por e-mails enviados à Câmara (FOTO: Reprodução/CMM)

O experiente Luiz Eduardo Nardi (Podemos), Rogerinho (PP) e o estreante Júnior Moraes (PL) estão no páreo pela disputa da presidência da Câmara no biênio 2023-24. Diferente do que acontece em outras cidades em que as chapas completas à Mesa Diretora são registradas com antecedência de algumas horas, em Marília o regimento interno prevê que cada vereador seja sorteado e pronuncie o voto durante a sessão especialmente convocada para esta finalidade. Portanto, a composição da chapa se torna conhecida no curso dos trabalhos.

Vereador Nardi aposta na experiência para presidir a Câmara (FOTO: Reprodução)
Júnior Moraes é atual líder do prefeito e exerce mandato de vereador pela primeira vez (FOTO: Reprodução CMM)
Rogerinho é tido como articulador habilidoso (FOTO: Jornal Cidade/Reprodução)

Júnior Moraes é o candidato que já recebeu apoio público de vários integrantes da administração municipal, entre eles o Chefe de Gabinete Levi Gomes, mas o prefeito Daniel Alonso não se manifestou, alegando que não interfere na eleição do Legislativo. Nardi confirmou a disposição da candidatura ao HORAH, dizendo que pretende fazer um resgate da autonomia da Câmara e que o momento exige experiência; e Rogerinho, segundo os próprios colegas, ‘corre por fora’, mas é tido como articulador habilidoso que pode surpreender.

A eleição ocorrerá em sessão especialmente convocada para esta 3.a feira (13), com início às 9h, conforme publicação no Diário Oficial do dia 7. Além do presidente, serão eleitos o 1.o e o 2.o vice-presidentes, 1.o, 2.o, 3.o e 4.o secretários. No final desse processo, os escolhidos ainda vão montar as comissões técnicas permanentes da Casa, responsáveis pelos pareceres nos projetos encaminhados para votação, onde se obedece a proporcionalidade das bancadas.

Atualmente a Câmara de Marília é presidida pelo vereador Marcos Rezende, tem como 1.o vice o vereador Evandro Galete e, como 2.o vice, Rogerinho; o 1.o secretário é a Professora Daniela, o 2.o secretário é Élio Ajeka, o 3.o é Júnior Moraes e Ivan Negão é o 4.o secretário da Mesa Diretora. O recesso legislativo de fim de ano começa dia 15 deste mês e vai até o final de janeiro, de modo que a retomada dos trabalhos ordinários da Câmara ocorrerá na primeira 2.a feira de fevereiro de 2023.

Marcos Rezende, atual presidente, fica no cargo até dia 31 (FOTO: Reprodução)

HORAH – Informação é tudo