Notícias boas – QUALIDADE DA ÁGUA MELHORA E NAVEGAÇÃO DE TURISMO VOLTA AO TIETÊ, APÓS PANDEMIA

Navios sempre seguiam lotados para passeios fluviais no Tietê, mas agora só podem navegar com 40% da capacidade (FOTO: Divulgação)

A pandemia da Covid-19 paralisou a navegação de turismo por ao menos seis meses no Rio Tietê, regiões de Barra Bonita e Jaú, que está sendo retomada agora. Ainda assim, com restrições: somente aos finais-de-semana e dentro dos protocolos sanitários e de saúde, como distanciamento entre turistas, sanitização das embarcações e higienização constante das mãos para evitar a propagação do coronavírus.

Outra providência foi ampliar a venda de passagens para navegação pela internet, evitando aglomerações; com a mesma finalidade, excursões continuam proibidas e não estão sendo servidas refeições nas embarcações. De acordo com as empresas do setor sediadas em Barra Bonita, os barcos não levam mais do que 40% da capacidade – entre tripulantes e passageiros.

ÁGUA – A outra boa notícia, provavelmente reflexo da quarentena que reduziu a emissão de poluentes e de lixo, é que a qualidade da água do Tietê melhorou. Relatório divulgado esta semana pela Fundação SOS Mata Atlântica indicou qualidade ‘boa’ na região de Botucatu, pela primeira vez em 10 anos, e ‘regular’ na Barra, como já estava em 2019. O levantamento é feito por meio de 83 pontos de coleta de água em 576 km de extensão da bacia hidrográfica do Tietê, que incorpora 47 rios e corta 102 municípios.

Turismo tem 2 rotas: rio acima, fazendo a eclusagem, e rio abaixo, em direção à Capela de Frei Galvão (turismo religioso) (FOTO: Divulgação)

HORAH – Você bem informado