NOTÍCIAS DO HORAH SÃO BASE PARA DOIS REQUERIMENTOS NA CÂMARA

Câmara de Jaú tem hoje 17 vereadores, mas pode ficar com 13 ou menos (FOTO: Reprodução/TV Câmara)

VEREADORES PEDEM CONVOCAÇÃO DE SECRETÁRIAS SOBRE DESCARTE DE VACINAS E EXPLICAÇÕES PARA PREFEITURA ‘GUARDAR’ ENTULHO DA ENCHENTE NO PAVILHÃO DE CONVENÇÕES; veja mais

Dois requerimentos na pauta da sessão da Câmara desta 2.a feira (4) em Jaú tiveram por base notícias divulgadas pelo HORAH. O primeiro deles foi elaborado pela Comissão de Saúde, composta pelos vereadores Dr. Segura, José Carlos Borgo e Chupeta, para convocar as secretárias Ana Paula Rodrigues (Saúde) e Aline Machado (Proteção dos Animais) para explicarem o descarte de 770 vacinas antirrábicas por vencimento do prazo de validade. Enquanto isso, há queixas da população de que faltaram vacinas para imunizar cães e gatos contra a doença, que possa ser transmitida ao homem.

Para ser aprovado em plenário o requerimento precisa de maioria simples dos votos dos presentes em votação nominal — quando o vereador é chamado e diz se é a favor ou contra. Pela lógica, admite-se nos bastidores da Câmara que 8 votos já estariam garantidos: dos 3 membros da Comissão de Saúde; de Rodrigo de Paula e Chico Quevedo, autores da denúncia do descarte; dos oposicionistas Mateus Turini e Luizinho Andretto; e do independente Fábio de Souza. Nesse caso, ficaria faltando só mais um voto para a convocação ser aprovada.

Luizinho quer que prefeitura confirme que levou entulho da enchente para Pavilhão de Convenções (FOTO: Reprodução/TV Câmara)
Precariedade do IML Jaú preocupa Fábio de Souza (FOTO: Reprodução/TV Câmara)

O outro requerimento inspirado em notícia do HORAH é de autoria de Luizinho. Ele cita a divulgação e questiona a prefeitura se de fato ‘guardou’ entulho da enchente de 30/1 no Pavilhão de Convenções do município na antiga Fiação; porque escolheu aquele local; qual o volume de entulho (em toneladas) levado para lá; qual a destinação final e o custo para a remoção; e se haverá necessidade de desinfecção do pavilhão. HORAH fez a denúncia e obteve confirmação da Secretaria de Comunicação (Secom) de que o entulho está no pavilhão, sendo removido aos poucos (só a partir da divulgação da notícia, claro) para a estação de transbordo (o lixão municipal).

A sessão da Câmara terá início às 16h, com vários outros assuntos em pauta. Luizinho também quer saber porque os dois Castramóveis novos obtidos pelo município, com a contrapartida de R$ 74 mil, ainda não foram colocados em uso; se podem ser usados para outras finalidades além da castração, como consultas veterinárias e aplicação de vacinas; e se já tem profissionais destinados para a operação dos mesmos. Borgo e Jefferson Vieira são autores de requerimento ao prefeito questionando a possibilidade de se criar agendamento para consultas nos postinhos da rede pública, para evitar que a população se desloque de madrugada em busca de senha; inconformado com a segurança ao redor das escolas, Tito Coló pergunta ao prefeito e ao comando do Batalhão da PM se ainda existe Ronda Escolar no município; e Fábio Souza quer providências para a demora excessiva na liberação de corpos no IML de Jaú, quantos são os legistas, qual o regime de plantão e se há previsão de reparo do prédio, onde nem a câmara fria para cadáveres está funcionando.

HORAH – Você sabe das coisas