A concessionária Eixo-SP anunciou o uso de asfalto especial de alta resistência em um trecho da rodovia Marília-Bauru, a SP-294. Trata-se de uma fase de testes de uma nova tecnologia para suportar “a alta densidade ocasionada pela circulação constante de caminhões carregados”, diz nota divulgada pela empresa. A escolha do local, com 1 quilômetro de extensão em Marília, se deve “à expressiva produção industrial e à circulação de veículos pesados”.
O novo asfalto foi usado no Km 450 da SP-294, onde ela forma um triângulo com duas intersecções da SP-333 (Marília-Assis). A concessionária informou que o local foi definido “após estudos de comportamento do tráfego e de análises do setor de engenharia”. Mais duro, o cimento-asfáltico aplicado no local evita deformações, principalmente quando submetido à combinação de altas temperaturas com carga excessiva.
Outra tecnologia adotada recentemente pela concessionária é o asfalto ecológico. Trata-se de um produto inédito no País, produzido a partir de plástico reciclado. O primeiro experimento com o asfalto ecológico ocorre em Rio Claro e, dependendo dos resultados, poderá ser estendido para outros trechos administrados pela concessionária, inclusive em Marília. Para cada quilômetro de asfalto ecológico são necessárias 200 mil embalagens plásticas — para definir o tipo de plástico ideal, a empresa levou mais de um ano realizando estudos e testes de laboratório.
HORAH – Você sabe tudo