Novela sem fim? – RECUPERAÇÃO DE VICINAL VIRA DISPUTA POLÍTICA E, POR ENQUANTO, ZERO DE CONQUISTA

Estrada já foi palco de muitos acidentes e mortes (FOTO: Tem Coisas/Reprodução)

Prefeito de Jaú apresenta ‘prova’ que não prova nada sobre conquista da obra e abre espaço para oposição avançar

Na gestão passada ‘faltou vontade’ ao prefeito Rafael Agostini para recuperar a vicinal Jaú-Distrito de Potunduva, que, de tão precária, já foi palco de muitos acidentes e mortes; o governo Ivan Cassaro tem disposição, mas falta ‘aprender a somar as forças’ para isso acontecer. A opinião é do presidente do DEM, ex-vereador e ex-subprefeito do distrito, Márcio Cesarino, que liderou comitiva de vereadores à secretaria estadual de Logística e Transportes para efetiva inclusão do trecho no programa paulista de recuperação de estradas.

“Em novembro de 2019 eu fiz uma postagem no Facebook falando desse trabalho. Tinha o dinheiro, mas naquela ocasião a gente não tinha prefeito para dar prosseguimento aos procedimentos”, comentou. O fato de presidir o Democratas, que está na gestão da secretaria, ajuda bastante. Mas é público que Ivan não sabe ‘somar forças’ e tenta se apoderar da obra, como se fosse uma conquista só dele.

Márcio Cesarino, do DEM (FOTO: HoraH)

Justamente aí tem outro problema: a recuperação dos 11,5 km da vicinal, prometida e aguardada há mais de uma década, ainda não está totalmente garantida. “A inclusão [no programa paulista de recuperação de vicinais] vem agora. Devemos entrar na quarta etapa e, se isso acontecer, a obra deve ser feita entre janeiro e março do ano que vem”, explica Cesarino. Até agora, o programa anunciou as três primeiras etapas sem incluir a vicinal de Jaú, tal qual novela sem fim, que diariamente anuncia cenas dos próximos capítulos.

Recentemente o prefeito divulgou que já tinha conseguido a obra e, acreditando que estivesse provando o que falava, publicou ofício dele ao DER, de 4/3, e a resposta do engenheiro diretor da regional de Bauru, Marcos Antônio Mantoanelli, de 18/3. Basta bater o olho no documento para ver que Ivan está enganado. O DER “irá iniciar os levantamentos para elaboração de projeto e orçamento para prosseguimento do assunto”, destaca o diretor sobre a vicinal Jaú-Potunduva. Ou seja: nada conclusivo, tudo embrionário.

Resposta do DER ao pedido de Ivan: nada conclusivo (Foto: Reprodução)
Vereadores jauenses e Cesarino na secretaria de Transportes em SP (Foto: Reprodução Arquivo Pessoal)

O vereador Mateus Turini (PDT) também corre atrás da obra e esteve na secretaria de Transportes com Cesarino. “Tem pouco mais de R$ 8 milhões para a recuperação da vicinal, o que acho muito pouco para mais de 11 km de estrada, e ainda precisa passar a obra da lista de inclusão para a de execução”, observou. Os vereadores Luizinho Andretto (Republicanos) e Chico Quevedo (Cidadania) também estavam na comitiva. A última tarefa deles foi levar ao governo as informações para justificar a necessidade da obra, coisa que a prefeitura ainda não havia feito.

O programa de vicinais do governo do estado já liberou R$ 1,23 bilhão para as duas primeiras fases e não incluiu nenhuma estrada de Jaú; as próximas etapas vão perfazer os R$ 2,5 bilhões do programa, beneficiando mais de 1,5 mil quilômetros de estradas com recape, ampliação ou asfaltamento novo. Jaú espera contemplar 3 vicinais: a ‘José Maria Verdini’, a ‘Amaralina’ (que liga a usina Diamante à rodovia Jaú-Bauru) e a que atende a Vila Ribeiro e bairro dos Grizzos. Outra promessa política, o asfaltamento dos 5 quilômetros da ligação Distrito ao Condomínio Parque Frei Galvão, às margens do Tietê, nem aparece entre as reivindicações.

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