ONÇA ATACA GALINHEIROS E ANIMAIS DOMÉSTICOS EM CONDOMÍNIO; população está com medo

Onça ronda chácara, mas não entra por causa do alambrado (FOTO: Reprodução vídeo)

Onça parda adulta tem sido filmada com frequência nas imediações e até dentro do condomínio Parque Frei Galvão em Jaú, às margens do Rio Tietê, distrito de Potunduva. Há meses que exemplares de suçuarana, como o animal também é conhecido, são registrados em imagens de celulares no local. Mais recentemente, o bicho passou a ser flagrado atacando gansos, galinhas e, segundo relatos, até gatos nas chácaras do local. Os moradores estão amedrontados.

“Eu acordei umas 4 e pouco da madrugada com um trupé (barulho alto) no quintal, abri a porta e vi a onça dentro do galinheiro. Tranquei a cachorra dentro de casa e fiquei observando, porque não tinha o que fazer”, contou o funileiro Reinaldo Reche, popular Bozó, que reside no condomínio. “Ela (onça) matou e comeu um galo, matou uma galinha e comeu parte dela e machucou outra. Sem contar o estrago que fez no galinheiro”.

Animal caminha rodeando propriedade (FOTO: Reprodução)

Semanas antes o animal foi filmado comendo um ganso pego em outra chácara, cruzando ruas internas do condomínio e correndo na frente de um carro na estrada de terra que margeia o rio em direção ao Parque, sempre à noite. Mas há filmagens e relatos de pessoas que viram a onça também durante o dia. Quando o animal começou a ser avistado no condomínio, eram registrados somente restos de animais silvestres, como tatus; só mais recentemente começaram os ataques a chácaras.

“O mais adequado é que façam contato com órgãos responsáveis por fazer resgate de animais nessas condições”, esclareceu o médico veterinário Gabriel Camargo, do CEMPAS, centro de medicina e pesquisa em animais selvagens do campus da Unesp Botucatu. Ele falou ao HORAH que podem ser procurados a Polícia Ambiental da região, Vigilância Epidemiológica e Corpo de Bombeiros. E alertou: “Nunca as pessoas devem fazer contato com o animal, que pode atacar se for acuado ou sentir-se ameaçado, como qualquer animal selvagem”.

Onça na estrada de acesso ao condomínio e em rua interna (FOTOS: Reprodução)
Atraída por aves ou gambás, onça tenta subir em árvore (FOTO: Reprodução)

HORAH apurou que membros da administração do condomínio já procuraram ajuda, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. O Corpo de Bombeiros de Jaú informou que é preciso chamar a corporação quando o animal estiver dentro de alguma propriedade; a Polícia Ambiental em Barra Bonita informa no site que o atendimento é até 18h – e os ataques da onça são noturnos; o CEMPAS aguarda um posicionamento desses órgãos. Ou seja: pelo visto, a onça vai continuar amedrontando as pessoas.

HORAH – A verdade dos fatos