Onda de frio deve atingir a região da 6.a feira em diante; CONFIRA

Prepare-se, porque segundo a meteorologia, vem frio por aí (FOTO: Reprodução HoraH)

Uma onda tardia de frio deve atingir a região centro-oeste do estado a partir desta 6.a feira 28 e continuar agindo inclusive no início da próxima semana. A previsão é do centro de meteorologia do IPMet, instalado na Unesp Bauru, que analisou os modelos meteorológicos e concluiu que a frente fria que atingirá os estados do Sul do País vai refletir por aqui, também. A chegada do frio e a queda nas temperaturas, porém, será gradativa e não de uma vez.

“Geralmente esse tipo de frente fria que chega por aqui tem origem no hemisfério sul, mas esta virá do próprio continente”, explicou Zildene Pedrosa, meteorologista do IPMet. Ela considerou atípica uma onda de frio nessa época do ano, na Primavera, caracterizada por temperaturas mais altas, mas atribui o fenômeno ao El Niña que atua pelo terceiro ano seguido sobre os oceanos e ajuda a produzir essas frentes de frio mais tardias.

Semana deve terminar com chuva e frio, mesma situação prevista para 2.a feira que vem (FOTO: Reprodução web)

Cidades nas regiões de Jaú, Bauru e Marília poderão registrar temperaturas mínimas abaixo dos 10 graus nesse período e máximas de até 20 graus — bem diferente dos 33 a 34 graus constatados nesta 4.a feira 26, por exemplo. Na 6.a feira haverá aumento significativo da nebulosidade e ocorrência de chuvas; sábado (29) e domingo (30), o céu deverá permanecer nublado e com chuvas e trovoadas isoladas por toda a região.

De acordo com o IPMet, o frio vai continuar na próxima 2.a feira 31 e, daí em diante, começará a ceder. Nos estados do Sul a frente fria será muito mais intensa, com previsão de vendavais, chuva forte, granizo e até de neve em regiões localizadas nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Se de fato tiver neve agora, será a primeira vez que o fenômeno será registrado nessa época do ano no Brasil, daí a grande expectativa para o que está por vir.

HORAH – Informação é tudo