Menina de 13 anos dá à luz em PA, após dores na barriga e ânsia

Equipe que prestou atendimento à menina e fez o parto posou com a criança (FOTO: AssisCity/Reprodução)

Menina de 13 anos procurou Pronto Atendimento (PA) em Assis reclamando de dores na barriga e ânsia de vômito e, em 10 minutos, deu à luz uma menina. Ela estava acompanhada da mãe, que não sabia que a filha estava grávida. “Foi um susto, mas graças à Deus as duas estão bem”, comentou posteriormente, aliviada. “Eu achei que minha filha estava com problemas intestinais, a barriga estava estufada, mas não sabia da gravidez”, disse ao portal AssisCity. Por causa da idade da menina, o caso foi registrado pela polícia e será investigado como estupro de vulnerável.

Os nomes da avó e da menina não foram divulgados. Os fatos ocorreram na tarde da 3.a feira 25 e surpreenderam os próprios funcionários do PA, até então habituados a atender casos de Covid e lidar com óbitos causados pela pandemia. Alguns se emocionaram e todos que participaram de alguma maneira do atendimento da menina posaram para fotos com a bebê, da recepcionista às médicas. “A menina já sabia que esperava uma bebê. Ela entrou em trabalho de parto em 10 minutos”, contou uma das enfermeiras. A Secretaria da Saúde de Assis também tinha conhecimento da gravidez da adolescente, mas não informou a família.

O Conselho Tutelar de Assis foi chamado ao PA e após o parto acionou o Ministério Público, que levou o caso ao conhecimento da autoridade policial. Depois que a criança nasceu, ela e a mãe foram encaminhadas para a Maternidade de Assis e deveriam receber alta nesta 4.a feira 26. Como a menina não disse em casa que estava grávida, não tinha enxoval. Parte dele foi entregue pelo Fundo Social de Solidariedade (FUSS) da prefeitura de Assis, que abriu campanha para completar o que a criança precisa.

HORAH – Você sabe tudo