ONDA DE FRIO PROMETE DERRUBAR TEMPERATURAS SEMANA QUE VEM; veja motivos

FOTO: Reprodução HoraH

Uma grande onda de frio vai antecipar condições de Inverno em pleno Outono a partir da próxima 2.a feira 16 em boa parte do Brasil, inclusive São Paulo. Segundo o InMET-Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas poderão ficar abaixo dos 10 graus Centígrados, com possibilidade de geadas no Sudeste e Centro-Oeste e, nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, até de neve. A onda de frio deve perdurar ao menos até o dia 20, perdendo força entre os dias 21 e 22.

Uma série de acontecimentos climáticos vão contribuir para essa antecipação de Inverno: o fenômeno La Niña, que é quando ocorre o resfriamento das águas do oceano Pacífico por ao menos 3 meses seguidos; a chegada de uma massa de ar polar que virá da Antártida; e a passagem de um ciclone extratropical pelo sul do continente — a umidade e os ventos mais fortes que virão com ele, trarão o risco das geadas.

O InMET prevê queda tão acentuada das temperaturas que o frio deverá chegar até aos estados do Norte do País, de maneira menos intensa, evidentemente. Já no domingo 15 o Sul ficará mais frio, enquanto que Sudeste e Centro-Oeste sentirão mais a queda das temperaturas a partir da 2.a feira mesmo. Até lugares quentes como o Rio de Janeiro deverão experimentar temperaturas mínimas de cerca de 17 graus; capitais como BH, Cuiabá, Florianópolis, Campo Grande, Brasília-DF e SP podem registrar menos de 10 graus.

HORAH – INFORMAÇÃO É TUDO