Operação ‘Velho Oeste’ apreende mais de R$ 2 milhões em mercadorias irregulares em Bauru

Milhares de celulares e produtos de importação proibida foram apreendidos nesta sexta-feira (2) através da operação “Velho Oeste” em Bauru. A iniciativa de fiscalização foi desenvolvida pela Receita Federal e se concentrou na região central do município.

De acordo com o órgão federal, o foco de fiscalização ocorreu no centro de distribuição de remessas, que é responsável por receber de todo o oeste paulista e encaminhar para São Paulo e o resto do País.

A Receita Federal informou que foram apreendidos mais de 1400 volumes – sendo a maioria celulares importados de maneira clandestina.

Conforme a comunicação institucional da Receita Federal em São Paulo, o valor estimado das apreensões é de mais de R$ 2 milhões. Também foram apreendidos anabolizantes e outros produtos de importação proibida, cuja comercialização configura contrabando.

A prática identificada pela Receita Federal lesa os comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade, além de reduzir os empregos legítimos e sonega tributos, que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos.

Além da perda das mercadorias apreendidas, os responsáveis devem ser representados pelo crime de descaminho e contrabando. Todas as apreensões ocorreram entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro.