PACIENTES CADA VEZ MAIS JOVENS MORREM DE COVID; cidade já tem 321 óbitos

FORAM MAIS 7 MORTES EM 24 HORAS EM JAÚ, ENTRE ELAS DE MARISTELA, PUDIM E JUSSARA (FOTOS: Reprodução Web)

Casado, pai de dois filhos adolescentes, Everaldo Luiz Zanetti, o popular Pudim, 45 anos, foi sepultado às 16h desta 3ª feira (2), sem velório. Foi mais uma das centenas de mortes causadas pela Covid-19 em Jaú, agora em pacientes cada vez mais jovens e que costumam chegar ao hospital com quadros clínicos cada vez mais graves. Às 9h desta 4ª feira (3) será sepultada Maristela de Paula Saltorado, 37 anos; um pouco antes, haverá o sepultamento de Jussara dos Santos da Silva Motta, 27 – que teve Covid, mas venceu o tempo do contágio e teve ao menos direito a velório.

Boletim Epidemiológico divulgado na noite de hoje pela Secretaria da Saúde de Jaú contabilizou mais 7 mortes nas últimas 24 horas. Agora a cidade tem 321 óbitos por Covid e 8 suspeitos, à espera de exames confirmatórios; nas 11 cidades vizinhas que encaminham pacientes para tratamento na Santa Casa de Jaú, são 93 mortes desde o começo da pandemia, em março do ano passado. Também nas últimas 24 horas a cidade registrou mais 98 casos positivos da doença, totalizando 8.152 – e ainda tem 541 casos suspeitos, sob investigação.

Apesar dos números preocupantes – e que fogem da realidade média do centro-oeste –, o prefeito Ivan Cassaro disse ao HORAH que “a cidade está melhorando”. Ele acredita que a entrada em operação do hospital de campanha do ‘Amaral Carvalho’ nesta 4ª feira, com 39 leitos, e de mais 18 de UTI na Santa Casa nos próximos dias, a taxa de ocupação hospitalar vai baixar e Jaú poderá pleitear uma volta à fase Laranja do Plano SP. Hoje a fase é a Vermelha, a mais restritiva e que não permite funcionamento do comércio e outros serviços.

Outra expectativa positiva de Ivan é com a vacinação contra a Covid, que está avançando em Jaú. Números do Vacinômetro divulgados hoje apontam que 11.163 jauenses já foram imunizados: 9.075 com a 1ª dose (6,15% da população geral) e 2.088 com a 2ª (1,42%). A preocupação com vacina é tanta que o governo municipal protocolou Carta de Intenção para compra direta de vacina da Rússia, caso os governos federal e estadual não consigam suprir a necessidade de Jaú para vacinar a população adulta maciçamente.

HORAH – Você sabe das coisas