PAIS FAZEM CARREATA PELA VOLTA DAS AULAS PRESENCIAIS; DECRETO SAI NESTA SEMANA

Carreata pela volta às aulas percorreu principais ruas e avenidas de Bauru neste sábado (FOTO: Samantha Ciuffa/JCNet - Reprodução)

BAURU FOI REBAIXADA PARA A FASE LARANJA DO PLANO SP E SEGUIRÁ AS REGRAS ESTADUAIS, ‘COM ADEQUAÇÕES’

Pais de estudantes e alguns funcionários da Educação participam de carreata nacional pela volta das aulas presenciais nas escolas de Bauru, realizada no sábado (16). Cerca de 60 veículos foram contados na manifestação pelas ruas da cidade, acompanhados por viaturas da PM. O trajeto incluiu algumas das principais ruas e avenidas de Bauru.

“Queremos que a Educação seja tratada como prioridade e serviço essencial”, justificou Ana Barbagalo, uma das organizadoras do movimento Pais pela Educação Bauru. Nos carros eram vistas inscrições em apoio a retomada das aulas, além de bexigas e palavras de ordem. Para Ana, as crianças “estão esgotadas” e as aulas online não surtem mais o efeito desejado.

Os pais defendem cumprimento rigoroso de todos os protocolos de segurança para a volta do funcionamento das escolas e dizem que muitas mães, principalmente, tiveram de deixar seus trabalhos para cuidar dos filhos em casa. Este é o maior desafio a ser enfrentado: retomar as aulas com segurança e responsabilidade. No Estado, a volta das aulas presenciais está prevista para o início de fevereiro.

Mãe de aluno sinaliza em veículo a importância da Educação, mesmo na pandemia (FOTO: Reprodução)
Prefeita Suéllen baixou decreto da fase Laranja e, durante a semana, emite outro para volta às aulas (FOTO: Divulgação)

PREFEITURA – A prefeita Suéllen Rosim deve publicar edital ao longo desta semana com regras específicas para a volta às aulas. Nele, deverão ser contempladas as atividades presenciais para a Educação Infantil e Fundamental na rede municipal de ensino de Bauru. No sábado, ela decretou as normas para a fase Laranja do Plano SP no município: comércio e serviços, base da economia local, vão funcionar com capacidade máxima de 30%, proibição da venda de bebidas alcoólicas após 23h, distanciamento de 1,5m entre as pessoas e todos os cuidados sanitários. As medidas entram em vigor nesta 2ª feira (18) e seguem até dia 31.

HORAH – Você bem informado