Pandemia – FALTAM TESTES E ORGANIZAÇÃO NOS ATENDIMENTOS, RELATAM VEREADORES

No Pedro Ometto, vereador Fábio relata filas imensas e desorganização (FOTO: Reprodução HoraH)
  • “A POPULAÇÃO ESTÁ DESESPERADA”, diz Mateus Turini
  • Fábio Souza condena recusa de 23 mil testes doados ao município: “BIRRA POLÍTICA”

 

11h15 desta 5ª feira (6) e não havia mais material para realizar testes da pandemia na Central de Monitoramento instalada na antiga Base Norte da PM, ao lado do Museu de Jaú. “Recebi reclamações de munícipes, peguei o carro e fui lá pra conferir. Enquanto fiquei ali, contei 10 pessoas que receberam orientação pra voltar semana que vem, porque não tinha mais material para teste”, confirmou Mateus Turini, vereador que está fiscalizando diariamente as ações do município contra a nova onda da pandemia.

Quando inaugurada, Central de Monitoramento foi avanço; agora, é reflexo da falta de planejamento da Saúde (FOTO: Reprodução)

“Os casos estão aumentando, as pessoas positivando lá no PA São Judas, para onde devem ir aqueles que apresentam sintomas, e não tem como fazer teste na Central de Monitoramento, pra onde devem ir as pessoas sem sintomas?!  Isso é um absurdo, um amadorismo da Secretaria da Saúde! Parece até que voltamos a janeiro de 2021, que não passamos um ano todo prestando atenção nas políticas públicas pra não faltar nada agora, já que se tratava de uma tragédia anunciada por causa das aglomerações nas festas de fim de ano” – desabafou Mateus, incrédulo e com voz alterada.

Mais tarde, o vereador voltou a falar com a reportagem para informar que havia “servidores relatando” que estavam sendo “retirados dos postos de saúde pra fazer atendimentos no São Judas e na Policlínica do Pedro Ometto”. Era uma reação da prefeitura à falta de planejamento para enfrentar a nova onda da pandemia. “O problema é que a vacinação está ocorrendo nos postos de saúde, então se você tira os servidores de lá, passa a enxugar gelo”, comparou. E repetiu: “Meu Deus, não tem planejamento, não tem organização e o servidor está desesperado. Tudo porque não estão sendo liberadas as horas extras”.

Para Mateus, Saúde não aprendeu nada com um ano de pandemia (FOTO: Reprodução/TV Câmara)
Situação no PA São Judas foi deprimente no início da semana, com pacientes febris debaixo de chuva (FOTO: Reprodução redes sociais)

RECUSA – O vereador Fábio Souza está responsabilizando a administração Ivan Cassaro pela falta de testes. “Recusaram os 23 mil testes doados pelo deputado Marcos Zerbini, que nem quiseram ir buscar. A secretária (da Saúde, Ana Paula Rodrigues) disse que se precisasse, era só ir buscar no (Instituto) Butantan. Então vai lá agora e traz esses testes, porque o resultado dessa birrinha política está aí” – criticou.

Fábio também contou ao HORAH que acompanhou o trabalho no 1º dia de atendimento na Policlínica do Pedro Ometto, 4ª feira (5), e ficou horrorizado. “Não tinha planejamento, havia só um médico e muita gente pra atender, a população desesperada com febre, tosse, mal-estar. Aí chegou outro médico, mas mesmo assim não deu conta. Será que não viram antes que isso ia acontecer? Tem que abrir mais um ponto de atendimento (para pacientes da pandemia) e ter teste disponível. É inacreditável que isso esteja acontecendo” – concluiu o vereador. Apesar de todas as queixas da população e relatos dos vereadores, a prefeitura insiste em dizer que “a situação está sob controle”.

Vereador Fábio e deputado Zerbini: 23 mil testes doados a Jaú foram recusados pelo governo Ivan Cassaro (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

HORAH – Você sabe das coisas