O Zoológico de Bauru usou suas redes sociais para anunciar nesta sexta-feira (15) o furto de um peixe da espécie piracanjuba, que vivia no aquário do parque há cerca de 12 anos.
O peixe, que está na lista de animais da fauna nacional ameaçados de extinção, era o único da espécie no zoo bauruense e tinha cerca de 60 centímetros. Ele vivia em um recinto exclusivo, sem a companhia de outras espécies.
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), pasta à qual o zoo está subordinado, o furto foi constatado entre a noite de quinta-feira (14) e a madrugada desta sexta. O telhado do aquário foi arrombado.
A Semma informou que registrará um boletim de ocorrência na Polícia Civil e vai abrir processo interno para apurar o fato.
Leia o comunicado do Zoo de Bauru:
É com tristeza que informamos o roubo do peixe piracanjuba (Brycon orbignyanus) que vivia no Zoo Bauru há mais de 12 anos.
O Aquário do Zoológico está fechado para visitação desde o início da pandemia, por ser um local com pouca ventilação, mas a limpeza dos tanques e a alimentação dos peixes ocorrem diariamente. Hoje (15 de outubro de 2021) pela manhã, o tratador responsável pelo aquário se deparou com a ausência da piracanjuba. O animal em questão viveu
toda a vida sob cuidados humanos. Pedimos encarecidamente para que o responsável faça a devolução do peixe.
Quem tiver informações, por favor, entre em contato pelo telefone (14) 3231-2632.
Não houve danos nas estruturas do Zoológico e nenhum outro animal foi roubado ou prejudicado.