Jaú registra mais 31 casos de Covid e outro óbito, de paciente da região; ocupação de leitos passa dos 60%
Trinta e um casos positivos a mais de coronavírus em Jaú nesta 3ª feira (14), em relação ao que havia ontem, e mais uma morte de paciente da região na Santa Casa. Os números da pandemia da Covid-19 não param de crescer e preocupam. Tanto que autoridades municipais não descartam retroceder no plano de retomada da economia local já nesta semana, apesar da classificação estadual colocar a cidade na fase Laranja do Plano SP, em que diversos serviços não essenciais podem abrir.
“Não é o Estado (que vai nos rebaixar), só Jaú. Ficamos várias semanas bem. Mas agora está ruim. Precisa quebrar a onda”, justificou o secretário do Desenvolvimento Econômico Carlos Ramos, o Kakai, porta-voz do comitê de enfrentamento da pandemia na cidade. Ele falou ao HORAH por mensagem de WhatsApp e confirmou que nesta 4ª feira (15), o prefeito Rafael Agostini “deve decidir” o que fazer. E adiantou: “Vai restringir. Mas ainda não está definido até que ponto”.
Os números de fato pioraram, como HORAH tem alertado quase que diariamente. Com 150 mil habitantes, a cidade coleciona 18 mortes locais por Covid, mais 14 de pacientes de fora tratados em Jaú, totalizando 32 óbitos na Santa Casa. O novo óbito inserido no boletim epidemiológico de hoje é de paciente de Bariri. Em relação ao dia 1º deste mês, quando Jaú tinha 452 casos confirmados da doença, hoje são 167 a mais – quase 13 novos casos a mais todos os dias. Suspeitos, agora são 225.
Na Santa Casa a preocupação com a ocupação de leitos destinados à Covid também é crescente. Hoje havia 17 pacientes na UTI (são 28 leitos no total) e 21 na enfermaria (33 leitos disponíveis). Ou seja, ocupação sempre superior aos 60%. Houve dias em que a situação foi muito melhor, mas começou a piorar e não retrocedeu mais. Entre membros do comitê da pandemia, predomina pensamento de que é preciso restringir a circulação de pessoas e, com isso, a propagação do vírus. Uma das alternativas seria reduzir a flexibilização da quarentena pelos próximos dias.
HORAH – Você bem informado