Polícia prende golpistas que usavam NFs frias para tirar dinheiro de empresas, inclusive em Garça

Carrões apreendidos com os acusados, presos pelo DEIC Bauru nesta semana (FOTO: Deic/Bauru - Reprodução)

Mãe e filha, de 53 e 21 anos respectivamente, o marido e pai delas, todos de Sorocaba, e um homem de 42 anos de São José dos Campos, são acusados de usar esquema de emissão de Notas Fiscais (NF) frias para tirar dinheiro de empresas e factorings, onde os documentos eram descontados em dinheiro vivo. As duas mulheres e o homem de Sorocaba foram presos temporariamente pelo DEIC Bauru na Operação Cold Paper (papel frio, em inglês) nesta semana; o outro é considerado foragido da Justiça.

Com os criminosos, policiais também encontraram armas, munições, celulares e computadores (FOTO: Deic/Bauru – Reprodução)

Entre as empresas vítimas do esquema fraudulento está uma de segurança eletrônica sediada em Garça, região de Marília. As NFs eram emitidas como se a empresa tivesse comprado componentes eletrônicos, que, entretanto, jamais eram entregues; porém, um funcionário dentro da empresa, cooptado pelo esquema criminoso, confirmava o recebimento dos mesmos; enquanto isso, as NFs eram descontadas em factorings, resultando em prejuízos para ambos.

A investigação apura a existência de mais empresas vítimas do esquema em outras cidades paulistas. Mãe e filha e o homem presos nesta semana foram recolhidos à cadeia pública de Pirajuí, onde aguardam audiência de custódia. Nos endereços-alvos da operação Cold Paper, policiais apreenderam carrões de luxo, armas, celulares e aparelhos eletrônicos, tudo encaminhado para o DEIC Bauru. A polícia estima que o esquema tenha gerado prejuízo de nada mais nada menos do que R$ 2 milhões às vítimas.

HORAH – Informação é tudo