Política – JUSTIÇA IMPUGNA CANDIDATO A VEREADOR POR CONDENAÇÃO CRIMINAL

O candidato Leandro Siman (Podemos), o Gordão da Portuguesa, como é conhecido, teve seu pedido de registro de candidatura negado na Justiça Eleitoral de Marília. As justificativas apresentadas são problemas na documentação e seu histórico com condenação criminal.

O pedido de recurso foi negado nesta sexta-feira, dia 30. Os advogados de defesa alegaram que, em relação à documentação, Gordão não poderia ser penalizado pela demora de expedição das certidões do Poder Judiciário e sobre o crime não era uma ação que gerava a inelegibilidade do candidato.

No entanto, a compreensão da 70ª Zona Eleitoral de Marília não era a condição de inelegível do candidato e sim a perda dos direitos políticos devido à condenação por tentativa de homicídio.

“Houve impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, alegando que o candidato possui condenação criminal transitada em julgado em 09/09/2019, e que a condenação criminal definitiva importa na suspenção automática dos direitos políticos, enquanto durarem os efeitos da condenação”, sentenciou o juiz eleitoral Luís Cesar Bertoncini. “O registro de sua candidatura não preenche os requisitos legais exigidos pela legislação, sendo de rigor seu indeferimento. Isso posto, julgo procedente a impugnação ofertada pelo Ministério Público Eleitoral e indefiro o pedido de registro de candidatura de Leandro Siman, para concorrer ao cargo de vereador”, complementou.

Sobre o crime

Gordão da Portuguesa estava envolvido em uma tentativa de homicídio registrada no dia 18 de novembro de 2018. Na ocasião, o acusado disparou três vezes contra a vítima, mas somente um disparou acertou superficialmente.

Após cumprir sua pena determinada pela Justiça, Gordão foi colado em liberdade, mas os efeitos suspensivos, como a perda dos direitos políticos, ainda não encerraram.

HORA H – Você bem informado!