RODRIGO, HADDAD OU TARCÍSIO: O QUE ESPERAR DE CADA UM DELES, ESPECIALMENTE PARA MARÍLIA?
As pesquisas colocam Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB) à frente da disputa para o governo de São Paulo neste domingo 2. O que a eventual vitória de cada um deles pode significar política e administrativamente para Marília e região, com foco nas eleições municipais de 2024 e nos investimentos mais necessários? Esta avaliação foi feita por vários políticos ouvidos por HORAH.
“O governador Rodrigo tem estima por Marília, conhece e sabe o que a cidade e a nossa região precisam, e isso é super importante. Basta citar os recursos das emendas que nós indicamos e ele autorizou para praticamente todas as entidades, as marginais do contorno que estão sendo realizadas e do novo Hospital da Criança e da Mulher – fazia 70, 80 anos que não tínhamos o anúncio de um novo hospital pra Marília. Por essas razões trabalhamos a campanha toda para que ele possa continuar sendo governador, porque é o melhor para o estado e para nossa região” – resumiu Vinicius Camarinha, deputado e candidato à reeleição.


“Entendemos que Tarcísio seja melhor, porque o prefeito Daniel Alonso decidiu apoia-lo e com isso nós teríamos um canal político muito bom. Também apoiamos o presidente Bolsonaro, o que deixaria a cidade alinhada com o estado e o governo federal” – comentou Marcos Rezende, presidente da câmara municipal. Walter Ihoshi, candidato a deputado federal por Marília, vê em Tarcísio habilidade “para tirar os projetos do papel”, o que beneficiaria diretamente a cidade, “capital nacional do alimento, mas com grande potencial para atrair novos empreendimentos e empregos”. Ele entende que Tarcísio ajudaria a consolidar o Parque Tecnológico, por exemplo, visto que “Marília tem tudo para ser importante polo de tecnologia no futuro”.
Cotado para a presidência da câmara, o vereador e engenheiro Luiz Eduardo Nardi acha que “Rodrigo seria ideal para Marília, porque é o que mais conhece o Interior e já demonstrou o que pode fazer pela cidade, sobretudo pela saúde”. Sem expressão política local, o PT de Haddad seria uma incógnita para ele, assim como Tarcísio, que não tem nenhuma relação histórica com o estado e a região. “Talvez a eleição do Tarcísio beneficie o prefeito e o grupo dele nas próximas eleições municipais, mas em termos administrativos ele é desconhecido, veio na onda do presidente da República”.

Também vereador, Rogerinho acredita que Marília e região têm mais a ganhar com eventual vitória de Rodrigo: “Ele já está no governo, foi secretário da Habitação do estado, deputado, conhece os prefeitos e sabe o que cada uma das cidades mais precisa”. Outro que vê mais benefícios com Rodrigo no governo é o vereador Eduardo Nascimento: “Ele iniciou obras importantes por aqui, então seria importante mantê-lo para garantir que elas tenham sequência. E com a reeleição do Vinicius, que deverá receber uma votação expressiva para deputado estadual, a cidade só teria a ganhar”.
Atual líder do governador na Assembleia, “função estratégica que abre diálogo com o governo inteiro”, o deputado Vinicius diz que acumulou experiência necessária, “modéstia à parte, para exercer qualquer função no Estado”. Sendo reeleito, e no caso de vitória de Rodrigo, ele é cotado tanto para a presidência da Assembleia quanto para a Casa Civil do governo paulista. “Seja qual for a missão, o importante é que ela nos dê a oportunidade de trabalhar ainda mais por Marília e região”, concluiu.

HORAH – Você sabe das coisas