Precaução – SERVIDORES NA PREFEITURA E CÂMARA SÃO TESTADOS PARA COVID

Servidores na Prefeitura e Câmara estão sendo submetidos ao teste sorológico de ponta de dedo: busca por pessoas contaminadas com o coronavírus (FOTO: Reprodução Web)

SERVIDOR NA PREFEITURA DE MARÍLIA TESTOU POSITIVO E OUTRO, NA CÂMARA, AGUARDA RESULTADO, MAS ESTÁ INTUBADO NA UTI

Um servidor já testado positivo para Covid-19 na Prefeitura e outro na Câmara com todos os sintomas da doença, internado na UTI e intubado, mas ainda sem diagnóstico confirmado, levou a Vigilância Epidemiológica de Marília a iniciar testagem de contaminação pelo coronavírus nos dois ambientes. Na Prefeitura os testes começaram a ser aplicados nesta 3ª e vão continuar amanhã (16), data em que os servidores da Câmara também serão testados.

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni pede atenção às medidas de proteção contra a Covid-19 (FOTO: Reprodução/Jornal da Manhã)

“Estamos utilizando testes rápidos, sorológicos, de ponta de dedo”, explicou a coordenadora da Vigilância, Alessandra Arrigoni. O diagnóstico sai na hora, seja para contaminação recente ou se a pessoa já teve a doença e não apresentou sintomas. Alessandra disse ao HORAH acreditar que serão testadas cerca de 50 pessoas na Prefeitura e em torno de 35 na Câmara. A prioridade é para quem teve contato direto com os servidores doentes nos dois ambientes.

O caso mais grave é do chefe de gabinete da Presidência da Câmara, Sandro Spadoto, 41 anos, internado na UTI do Hospital Universitário e intubado. Com comorbidades (diabetes e histórico cardíaco), a doença teria evoluído muito rapidamente. “Falamos com ele no sábado (12), a febre já havia cedido, ele estava bem melhor, mas aí à noite teve uma evolução muito importante e ele teve de ser intubado”, comentou Alessandra, que, tal qual familiares e amigos de Spadoto, pede orações pela recuperação dele.

Embora Spadoto tenha feito o teste, o resultado não saiu e houve recoleta de material para o PCR, cujo resultado “deve levar ainda mais três dias”. Os sintomas são todos de Covid-19. “Todo mundo é tratado igual, independente da situação clínica. Tratamos pelo quadro de sintomas apresentados, não pelo diagnóstico positivo, então ele está sob cuidados intensos”, disse a coordenadora da Vigilância. Ela voltou a pedir respeito às medidas de proteção contra a doença (uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento social etc.): “Todas as orientações foram exaustivamente repetidas, agora é hora de cada um cuidar de si para evitar que a Covid continue avançando tanto”.

HORAH – Você bem informado