PREFEITO DE ÁLVARO DE CARVALHO DESAPROPRIA CRECHE MANTIDA PELA DIOCESE DE MARÍLIA

Nota Oficial da Diocese de Marília sobre o caso. (Reprodução)

O resultado de um decreto oficial do prefeito de Álvaro de Carvalho, Adilson de Oliveira Lopes, causou surpresa à Diocese de Marília. No documento da Prefeitura, publicado em diário oficial, declarou de utilidade pública um prédio registrado em nome da Mitra Diocesana, organização de gestão da Diocese de Marília.

O documento anunciava inclusive a destinação do espaço que tem a previsão da instalação de uma creche municipal, onde, inclusive, funciona a creche mantida pela Igreja Católica. São 49 anos de atuação no mesmo local.

A desapropriação saiu na quarta-feira, dia 27 de outubro, e como manifestação oficial da diocese de Marília, houve anuncio de medidas judiciais com o objetivo de proteger o prédio e o atendimento de 130 crianças.

Em resposta oficial, a atual gestão é “vinculada ao Centro Social Mariano e à Paróquia Santa Cecília, de Álvaro de Carvalho. A Creche Nazaré trata-se de uma entidade beneficente sem fins lucrativos, sendo a única instituição do ramo em atividade na cidade. Atualmente, o espaço é destinado aos cuidados e acompanhamento pedagógico de 130 crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e 8 anos, promovendo assistência social, moral, cultural e recreativa”.

Veja o Diário Oficial com o decreto Municipal:

 

NOTA OFICIAL SOBRE A DECLARAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA PARA FINS DE DESAPROPRIAÇÃO DO IMÓVEL DA CRECHE NAZARÉ, DE ÁLVARO DE CARVALHO – Dom Luiz Antonio Cipolini – Bispo Diocesano de Marília –

 

Na manhã de hoje, a comunidade de Álvaro de Carvalho e a Diocese de Marília foram surpreendidas pelo Decreto Municipal n.º 1.460, de 25 de outubro de 2021, que declara a utilidade pública para fins de desapropriação do imóvel de propriedade da Mitra Diocesana de Marília que sedia, há 49 anos, a Creche Nazaré.

Vinculada ao Centro Social Mariano e à Paróquia Santa Cecília, de Álvaro de Carvalho, a Creche Nazaré trata-se de uma entidade beneficente sem fins lucrativos, sendo a única instituição do ramo em atividade na cidade. Atualmente, o espaço é destinado aos cuidados e acompanhamento pedagógico de 130 crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e 8 anos, promovendo assistência social, moral, cultural e recreativa.

A trajetória da Creche Nazaré se une à preocupação do Monsenhor Eugênio Ceroni de auxiliar na fé dos fiéis e também no bem estar da população carvalhense. O missionário italiano, à convite do Primeiro Bispo Diocesano de Marília, Dom Hugo Bressane de Araújo, foi empossado pároco na cidade em 1969 e, à época, o religioso constatou que muitas mães necessitavam trabalhar, porém, estavam impedidas sem que pudessem deixar seus filhos sozinhos.

Assim, Monsenhor Eugênio e as lideranças pastorais iniciaram a edificação da Creche para suprir a carência social com o auxílio de recursos provenientes de colaboradores italianos. Para que as crianças atendidas recebessem valores humanísticos e educacionais de qualidade, há 32 anos a Creche conta com a presença e dedicação das religiosas do Instituto das Irmãs da Misericórdia de Verona.

Portanto, podemos ponderar que a instituição católica sempre atuou de forma a valorizar a sociedade local e a educação dos menores. A Diocese de Marília, a Paróquia Santa Cecília e os fiéis de boa vontade que contribuem com o Centro Social, se esforçam incessante e continuamente para primar pelo desenvolvimento social e bem comum, o que trouxe inúmeros benefícios há muitas famílias em Álvaro de Carvalho ao longo da existência da unidade educacional.

Neste sentido, diante do Decreto Municipal de desapropriação do imóvel da Creche que tão bem fez e faz à sociedade carvalhense, adotaremos as medidas juridicamente cabíveis para dar continuidade ao trabalho social reafirmando nosso compromisso em zelar pelo bem e integridade das crianças e de toda a comunidade.

HORAH – Você sabe tudo