PROPOSTA É INÉDITA E PODE ZERAR LICENÇAS-PRÊMIO ATRASADAS, POR EXEMPLO
Vereadora Professora Daniela pediu que o resíduo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, seja redistribuído aos professores da rede municipal. Proposta dela foi encaminhada ao secretário da Fazenda Levi Gomes e ao prefeito Daniel Alonso. “Apenas como exemplo, esse resíduo teria capacidade para zerar licenças-prêmio em atraso dos servidores”, apontou.
O objetivo do Fundeb é assegurar menos desigualdade na distribuição de recursos entre as redes de ensino e promover o justo compartilhamento dos recursos da Educação. “O pagamento desse adicional do resíduo não estaria condicionado a metas, de modo que não seria incorporado aos salários dos profissionais, funcionando como uma boa ajuda para o enfrentamento das consequências econômicas deixadas pela pandemia”, considerou Daniela.
Outro ponto observado pela vereadora é o ineditismo da iniciativa, demonstrando mais uma vez o quanto os profissionais do Magistério de Marília são essenciais para o crescimento e desenvolvimento da cidade. “Seria uma forma de reconhecer os profissionais da rede por seus esforços e competência, uma vez que os educadores são profissionais essenciais para a sociedade”, disse. Se a medida não for possível, Daniela sugere que o recurso seja usado ao menos para esgotar as licenças-prêmio atrasadas.
HORAH – Informação é tudo