Prefeito de Itaju é denunciado no caso da Latina Ambiental; recebia propina, diz MP

Jerri Neiva, o popular Jerri da Fátima, foi denunciado à Justiça; esposa também é mencionada (FOTO: Reprodução)

O prefeito de Itaju, região de Jaú, é alvo de denúncia do Ministério Público (MP) no caso da Latina Ambiental, empresa contratada para serviços de limpeza na cidade. Em 526 páginas, o promotor Nelson Febraio Jr diz que Jerri Neiva (PSD) aceitou esquema fraudulento para contratação da Latina e que recebia propina da empresa.

A denúncia do MP foi apresentada na 4ª feira 24, confirmando o que HORAH prenunciou em reportagens anteriores sobre as investigações. São alvos da ação civil pública por improbidade administrativa: o prefeito Jerri da Fátima, como é conhecido; o dono da Latina, Paulo Ricardo Barboza; o diretor de obras da cidade, Emerson de Abreu; e o servidor do Setor de Licitações, Gustavo Caires Dias.

Como apurado pelo MP, o dono da Latina “se uniu com agentes públicos de Itaju para fraudar licitação e contratos”, estabeleceu vínculos com Jerri e o resultado, segundo o promotor Febraio Jr, foi o contrato para desviar dinheiro público. A denúncia à Justiça diz que o contrato da limpeza teve edital montado com participação direta de Paulo Ricardo para que fosse direcionado para a Latina vencer – e que essa arquitetura contou com o aval do Jurídico da prefeitura.

Envelopes direcionados ao prefeito de Itaju, mas aos cuidados do servidor do Setor de Licitações: dinheiro de propina, diz MP na denúncia mandada à Justiça na última 4.a feira 24 (FOTO: Reprodução)

Febraio Jr descreveu como a fraude foi montada dentro da administração, “com a participação direta do prefeito”, que, segundo o promotor, “aceitou a fraude e, por isso, determinou que ela tivesse início”. Teria havido inclusive simulação de orçamentos por parte do Setor de Licitações. Tudo exatamente como aconteceu na cidade vizinha de Bariri, onde o então prefeito Abelardinho Simões já foi denunciado e acabou cassado pela Câmara Municipal.

O MP anexou na denúncia fotografia de envelopes que continham dinheiro de propina enviados ao prefeito Jerri e ao servidor Gustavo. Ex-prefeita e esposa de Jerri, Fátima é mencionada na denúncia por entregar a um funcionário da Latina relação de pessoas que seriam contratadas pela empresa em Itaju.

(Da Redação, c/ informações Noticiantes Bariri)

HORAH – Informação é tudo