Prefeito manda à Câmara projeto para volta dos rodeios à cidade

Vereador Galeti, prefeito Daniel, assessor de governo Dr., Alysson e Maurício Maldonado: projeto da volta dos rodeios vai à Câmara (FOTO: Ramon Franco/PMM - Reprodução)

O prefeito Daniel Alonso mandou à Câmara Municipal o projeto de lei que regulamenta a volta dos rodeios à cidade de Marília. O protocolo foi feito na tarde desta 6.a feira 15. Se o projeto for aprovado pelos vereadores, a tradicional festa de rodeio poderá ser retomada, mas “respeitando todas as normas de bem-estar animal determinadas pela legislação federal”, diz nota distribuída pela prefeitura.

O texto foi elaborado depois que o prefeito se reuniu com o assessor especial de governo, Dr. Alysson Alex, o vereador Evandro Galeti e o advogado Dr. Maurício Maldonado Gonzaga, presidente da Sociedade Agropecuária de Marília. O projeto mudou trechos de documento anterior para adequar lei municipal à nova legislação federal que trata do assunto.

Essa legislação reconhece o rodeio, a vaquejada e as provas do laço como expressões artísticas, culturais e esportivas elevadas à condição de bens de natureza imaterial e parte do patrimônio cultural brasileiro, observa a nota enviada à imprensa. “É uma festa tradicional para toda a família (…), que gera renda para os comerciantes de alimentação, hotelaria e diversos outros ramos, além de ser um lazer que atrai toda a região”, disse o prefeito Daniel. “Marília merece o retorno dessa atividade”.

Dr. Alysson destacou ponto importante do projeto, que “é a obrigação da entidade promotora do evento de comunicar a realização do rodeio à Prefeitura com antecedência mínima de 30 dias, devendo comprovar ainda que está totalmente em conformidade com as legislações federal, estadual e municipal pertinentes”. O fato de o projeto ser mandado agora à Câmara, segundo o vereador Galeti, “dará tempo para que os empresários se organizem para realizar a festa ainda neste ano” em Marília.

HORAH – Informação é tudo