PREFEITO NEGA CIRURGIA, ADMITE DOENÇA E ATACA ‘COMPLÔ DO MAL’

Ivan no vídeo disponível no Facebook dele: pronto para a 'guerra' (FOTOS: Reprodução HoraH)

VEJA O QUE É E COMO É TRATADO O PROBLEMA ENFRENTADO PELO GESTOR DE JAÚ; DOENÇA GANHOU ‘FAMA’ NO BRASIL POR TER SIDO APONTADA COMO CAUSA DA MORTE DO PRESIDENTE ELEITO TANCREDO NEVES, NA DÉCADA DE 1980

O prefeito Ivan Cassaro negou informação distribuída essa semana nas redes sociais pelos próprios aliados, de que enfrenta problema de saúde e poderia ser submetido a uma cirurgia. Em vídeo no Facebook, Ivan atribuiu a divulgação ao “complô do mal”, diz que enfrenta “uma guerra” contra aqueles que querem o lugar dele na prefeitura e concluiu dizendo que só deixará a cadeira “daqui 8 anos, quando eu tiver morto”.

Há de fato um problema de saúde. “Eu tive simplesmente uma crise de diverticulite, já tô pronto de novo na guerra aqui”, afirmou, sem maiores detalhes. Diverticulite, no caso, é uma doença intestinal caracterizada por inflamação na parede interna do intestino grosso. Ela pode ser leve, causando dores e dilatação da barriga, tratada com remédio, repouso e hidratação; ou grave, que coloque em rico a vida do paciente, exigindo cirurgia de urgência. Pelo pouco relato do prefeito, admite-se que o caso dele seja leve.

Prefeito em postura diferente da habitual (FOTO: Reprodução vídeo Facebook)

Um Ivan abatido aparece no vídeo no Facebook, com postura bem diferente dos demais e apoiando o peso do corpo em apenas uma das pernas, onde a manifestação na íntegra foi a seguinte:

Esse recado vai indo pro complô do mal, que soltaram aí que eu ia ser operado, que eu tava mal… Não, eu tive simplesmente uma crise de diverticulite, já tô pronto de novo na guerra aqui. Porque isso aqui é uma guerra. Lidar com quem eu tô lidando, enfrentando, é uma guerra. Então, alguém tá interessado pegar meu poder aí, só daqui 8 anos quando eu tiver morto. Porque por enquanto nós vamos tocar a cidade da melhor forma possível, enfrentando todo mundo e a todos que até hoje quis ver nossa cidade no estado que tá hoje”.

Segundo a literatura médica, a diverticulite costuma aparecer principalmente a partir dos 40 anos, caracterizando-se por pequenas saliências nas paredes do intestino grosso. Elas podem inflamar, virando então diverticulites que lesionam o intestino e provocam abcessos, contribuindo para a proliferação de bactérias e consequente risco de infecção. A enfermidade ficou ‘famosa’ no Brasil na década de 1980 por ter sido apontada como causa da morte do presidente eleito Tancredo Neves, que sequer chegou a tomar posse.

Tancredo Neves e a histórica foto com os médicos no Hospital de Base em Brasília, após operação de diverticulite: morte anunciada logo depois (FOTO: Gervásio Baptista/Ag.Brasil)

HORAH – A verdade dos fatos