Prefeitura vai à Justiça por anel ferroviário e direitos na concessão da Malha Oeste

Reunião na prefeitura de Bauru para discutir concessão da ferrovia (FOTO: Prefeitura de Bauru/Reprodução)

A prefeitura de Bauru é parte interessada em ação judicial movida pelo Ministério Público Federal (MPF) para que seja construído na cidade um anel ferroviário ligando a Estação Aduaneira do Interior (Eadi) ao Aeroporto Moussa Tobias e ao porto intermodal de Pederneiras, na hidrovia Tietê-Paraná. Reunião nesta 6.a feira (19), na prefeitura, debateu o assunto com representantes da câmara municipal, deputados e empresários do setor ferroviário.

A expectativa inicial é que o Tribunal Regional Federal (TRF) julgue procedente o pedido do MPF, o que obrigaria a União a construir o anel ferroviário. Outro pedido da prefeita Suéllen Rosim é que haja prazo maior para apresentação de propostas à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) na concessão da Malha Oeste da ferrovia pelo período de 60 anos. Isso porque o prazo inicial vence dia 25.

A prefeitura de Bauru pede ainda realização de audiências públicas na cidade, visto que até agora só foram feitas duas, uma em Campo Grande-MS e outra em Brasília-DF. Bauru esteve nas duas e reivindica também a construção de viadutos onde a ferrovia cruza com vias urbanas e a implantação de um entreposto de cargas na cidade. Entre os deputados que participaram da reunião, esteve a parlamentar Dani Alonso, de Marília.

HORAH – Informação é tudo