Presente de Ano Novo – DECRETO DO PREFEITO AUMENTA IPTU EM 10,74%

Ivan altera mapa de cores que fixa valores do metro quadrado para cobrança do IPTU: prepare o bolso (FOTO: Reprodução)

Depois de 54,3% de aumento nos salários dos secretários municipais e negativa em discutir 1/3 desse índice para servidores; de 17,5% de reajuste imediato na tarifa da água e do esgoto, mais 1,65% ao ano pelos próximos 12 anos; de sugerir à população que instale válvula bloqueadora de ar na rede de água ‘depois do hidrômetro’, sem qualquer utilidade para evitar que o ar aumente o valor da conta; agora o prefeito Ivan Cassaro corrige o IPTU 2022 em 10,74%.

O decreto 8.211, publicado no Jornal Oficial, utiliza o IPCA acumulado até novembro como base para a correção do tributo municipal. Por “não constituir majoração”, a medida foi feita por ato do prefeito. O decreto estabelece no artigo 1º que a Planta Genérica de Valores (dos imóveis), para fim de cálculo e lançamento do IPTU, “fica com seus valores atualizados em 10,74% para o exercício de 2022”. O mesmo índice se aplica também à CIP (Contribuição para a Iluminação Pública) e UFM (Unidade Fiscal Municipal), que passa a corresponder a R$ 1,81.

Luizinho comenta o aumento do IPTU: surpresa negativa (FOTO: Reprodução)

“Ao apagar das luzes de um ano que já foi difícil, o jauense mais uma vez é surpreendido com mais um aumento, agora no IPTU”, reagiu o vereador Luizinho Andretto. Ele questiona também “o retorno desse imposto na prática”, visto que “não temos médicos e remédios nos postinhos, sobram buracos nas ruas, mato e galhos acumulam pela cidade”. O vereador lamentou o reajuste no imposto no momento em que a cidade tenta se recuperar dos efeitos danosos da pandemia e, na contramão de direção, os cofres públicos guardam, “segundo mostram os números, cerca de R$ 40 milhões só de excesso de arrecadação”.

HORAH – Informação é tudo

Decreto do prefeito Ivan Cassaro: presente de Ano Novo para os jauenses (FOTO: Reprodução)