Sem estrutura – SOZINHA, MÉDICA ATENDE UM PACIENTE A CADA 6 MINUTOS EM UNIDADE EXCLUSIVA DE GRIPE E PANDEMIA

APÓS DENÚNCIA DE VEREADOR, SECRETARIA DA SAÚDE ANUNCIA MAIS PROFISSIONAIS E PEDE PACIÊNCIA À POPULAÇÃO; veja internações

Imagine você com mal-estar, cansaço excessivo, tosse, dor de garganta, talvez febre, e depois de esperar um tempão por atendimento médico, passar por um exame em apenas 6 minutos. Foi justamente isso o que aconteceu na 3ª feira (28), no Pronto Atendimento (PA) São Judas em Jaú, unidade exclusiva para pacientes com sintomas gripais ou da pandemia. Segundo o vereador Mateus Turini, que está acompanhando pessoalmente o trabalho nas unidades de saúde, havia “apenas uma médica fazendo atendimento, uma fila bastante grande e todo mundo reclamando”.

Vereador Mateus constatou falta de estrutura no São Judas (Foto: Reprodução Web)

Também não era para menos. De acordo com Mateus, naquele dia a médica atendeu 70 pacientes no turno de serviço das 7h às 14h, “o que correspondeu a 10 pessoas por hora ou um paciente a cada 6 minutos, quando a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde são ao menos 15 minutos para uma avaliação decente”. O vereador entende que “6 minutos não é o tempo adequado para que um profissional da Saúde analise um paciente”, ainda mais quando o fantasma da pandemia volta a rondar a cidade.

Secretária Ana Paula reagiu imediatamente e garantiu mais profissionais no PA (FOTO: Reprodução/Secom)

REAÇÃO – “Ou vamos agir já ou colher os frutos de maneira negativa no início de 2022. Estamos conversando com o pessoal da Secretaria da Saúde, tentando mais médicos e mais profissionais da enfermagem pra poder dar conta da demanda”, avaliou Mateus. A situação foi tão impactante que após a entrevista do vereador ao HORAH na Rádio Piratininga na 5ª feira (30), a secretária da Saúde Ana Paula Rodrigues divulgou vídeo para afirmar que o PA São Judas “está trabalhando com 2 a 3 médicos e vários técnicos e enfermeiros juntos”.

Ela atribuiu a demora nos atendimentos à ‘burocracia’, sendo necessário notificar todo paciente com síndrome respiratória ou indicação para a pandemia, o que exige o preenchimento “de 3 a 4 folhas”. Ana Paula pediu “paciência a toda a população”, disse que o São Judas continua sendo exclusivo para esses atendimentos e que é necessário manter as medidas preventivas. “Foram 26 casos positivados nesta semana”, disse, entre o vírus influenza (gripe) e os da pandemia. Nesta virada de ano e fim de semana, o PA vai trabalhar todos os dias das 7h às 19h.

Internações voltaram à Santa Casa de Jaú: preocupação (Foto: Reprodução)

INTERNAÇÕES – Na Santa Casa de Jaú, continuam internados 3 pacientes na enfermaria, 2 deles que já testaram positivo para a pandemia e um suspeito; a UTI segue com 2 pacientes, um positivado e outro suspeito. Os números não mudaram em relação aos últimos dois dias, mas a direção do hospital mantém o alerta: se tiver nova onda da doença, será necessário refazer toda a estrutura já desmontada, o que levará tempo e muito investimento financeiro.

HORAH – A verdade dos fatos