Presente de Natal – ÁGUA TERÁ REAJUSTE DE QUASE 11% NA VIRADA DO ANO

Após concessão do SAEMJA à iniciativa privada, preço da água está cada vez mais caro em Jaú (FOTO: Reprodução/Conexão Jornalismo)
  • AGÊNCIA REGULADORA JÁ APROVOU; AGORA SÓ FALTA PUBLICAR NO JORNAL OFICIAL DE JAÚ
  • VICE-PREFEITO ELEITO VOLTA A FALAR EM “REVER A CONCESSÃO” DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO

Está pronta a Resolução nº 24 (VEJA ABAIXO O DOCUMENTO OBTIDO POR HORAH), datada do dia 10, com aprovação de reajuste no contrato da concessionária Águas de Jahu para as tarifas de água e esgoto em Jaú. O índice acumulado é de 10,628% sobre os valores atualmente cobrados e entrará em vigor em janeiro de 2021. Falta agora publicar a resolução no Jornal Oficial de Jaú, o que, segundo apurou HORAH, está previsto “para os próximos dias”. A resolução é assinada pelo diretor-presidente da Agência Reguladora SAEMJA, Thiago Alves Perez.

Faltando 15 dias para acabar o mandato, o prefeito Rafael Agostini deverá acatar a decisão da Agência, que, “por unanimidade de seus membros” aprovou os reajustes. Foram concedidos 4,544% sobre as tarifas de água e esgoto e um “reajuste cumulativo com o reequilíbrio econômico financeiro do contrato” em 5,82%. No total, quase 11% de aumento. O contrato de concessão dos serviços de água e esgoto foi firmado com a Águas de Jahu em 27 de setembro de 2017.

Tuco ficou “indignado” com o aumento na água em Jaú e promete rever concessão no governo de Ivan Cassaro (FOTO: Divulgação)

REAÇÃO – O vereador e vice-prefeito eleito Tuco Bauab (PL) ficou “indignado com o reajuste” aprovado pelo SAEMJA “em plena pandemia, quando as pessoas estão sem dinheiro até mesmo para comer”. “Já falei com o futuro prefeito Ivan Cassaro e estou telefonando para todos os vereadores reeleitos e os novos que vão assumir em janeiro, porque precisamos tomar providências contra isso”, comentou em entrevista ao HORAH.

Como o reajuste não passa pela Câmara – é feito por decreto do prefeito –, Tuco acha difícil mudar o que for decidido agora. “Mas nós vamos chamar o Jurídico e fazer uma revisão no contrato de concessão do SAEMJA para readequar o que for necessário. Durante a campanha nós mostramos que a água em Jaú custa duas vezes e meia mais caro do que a média da região. Isso não pode continuar”, lamentou o vereador. Ele também não descarta um diálogo com a própria concessionária, embora acredite que “isso pouco poderá resolver”.

HORAH – Você bem informado