Proativo – ANTES DE ETE FUNCIONAR, POPULAÇÃO É ORIENTADA SOBRE USO CORRETO DA REDE DE ESGOTO

Água de chuva não pode ser mandada para o esgoto: população está sendo orientada para não tomar multa no futuro (FOTO: Reprodução Internet)

Um trabalho proativo foi iniciado pela Prefeitura de Bauru, orientando a população sobre o uso correto da rede de esgoto, antes ainda de começar o tratamento na cidade. 20 mil imóveis já foram visitados, entre residenciais e comerciais. O trabalho é realizado por empresa terceirizada, que também distribui folhetos educativos esclarecendo como fazer a ligação correta das redes de águas pluviais. A meta é alcançar 32.949 domicílios, 30% do total do município.

O conjunto de ações pretende promover a chamada ‘sustentabilidade socioeconômica e ambiental’ da ETE Vargem Limpa, ainda em fase de construção. Ligações erradas de água pluvial (de chuva) no esgoto serão passíveis de fiscalização e multa, posteriormente. O trabalho ainda inclui: plantios educativos, monitoramento da qualidade da água, de oficinas mecânicas e borracharias sobre despejo irregular na rede de esgoto, bem como de postos de combustíveis e outros.

O projeto, em concomitância com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto é exigência do Ministério das Cidades. Finalidade é mobilizar a população e mostrar a relevância do serviço para a melhoria da qualidade ambiental e de vida para todos, diz nota da Prefeitura enviada ao HORAH.

HORAH – Informação é tudo