Projeto ‘Melhor Horário’ vai abrir UBSs à noite para desafogar PAs

UBS Nova Marília, Zona Sul, passou a atender também à noite na semana passada (FOTO: Divulgação)

Na 2.a feira (23), a Secretaria da Saúde dá a largada ao projeto Melhor Horário Para o Trabalhador, com atendimento noturno nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A primeira a contar com o terceiro turno de serviço será a UBS Nova Marília, na Av. Mem de Sá, Zona Sul, que vai atender casos de baixa complexidade entre 17h e 22h, de 2.a a 6.a feira. A Prefeitura promete ampliar o serviço em breve para mais três unidades: UBS Chico Mendes, UBS Santa Antonieta e UBS São Judas Tadeu, chegando às demais, “gradativamente”.

O projeto foi elaborado pelo então secretário Dr. Nechar, que deixou o cargo para assumir vaga de vereador na Câmara Municipal na 6.a feira (20), e será conduzido pelo novo titular da pasta, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, urologista com experiência de cerca de 30 anos em Atenção Básica à Saúde em Marília. Segundo ele, o projeto Melhor Horário vai garantir “procedimentos básicos aos pacientes; se houver necessidade de um atendimento de urgência ou emergência, o paciente será transferido para o PA Sul ou para a UPA Norte”.

Este é o objetivo do novo serviço: desafogar os Pronto Atendimentos de Marília, que funcionam 24 horas por dia, todos os dias, e que costumam ter maior demanda justamente a partir do horário em que as UBSs fecham, às 17h. Para o prefeito Daniel Alonso, trata-se “de um avanço” na Saúde, para garantir “atendimento de qualidade e mais rápido para a população” — no Melhor Horário, vão trabalhar equipes de enfermagem e três médicos, sendo dois clínicos e um pediatra. O pontapé inicial do novo projeto será nesta 2.a feira, às 17h, na UBS Nova Marília.

HORAH – Informação é tudo