PROJETO PILOTO PARA COLETA SELETIVA COMEÇA A SER IMPLANTADO

Na terça-feira, dia 4 de janeiro, a Prefeitura de Marília e a ONG Le Verdon, representada pela Embaixadora do Lixo Zero em Marília, Rosângela Dias, com apoio do poder Legislativo, representado pelo presidente da Câmara, Marcos Rezende, reuniram-se com agentes comunitários da saúde e catadores de materiais recicláveis residentes próximos ao bairro Castelo Branco, na zona norte da cidade, para implantação da coleta seletiva de casa em casa, em cumprimento às legislações vigentes.

A, explica a importância deste projeto piloto e os objetivos a serem alcançados.

“Nesta data demos os primeiros passos para o início da coleta seletiva de porta em porta em Marília, apoiando catadores de materiais recicláveis na cidade. Trata-se de um projeto piloto, onde criamos o primeiro módulo que será trabalhado por famílias cadastradas em nossa ONG”, explicou a presidente da ONG Le Verdon e embaixadora do Lixo Zero, Rosângela Dias.

“Além da coleta seletiva, promoveremos a compostagem, a criação de hortas comunitárias e melhorias na arborização urbana. Ainda, nascentes existentes dentro destes módulos serão recuperadas e protegidas, em parceria com o Projeto Nascentes. Nosso pensamento é coletar todo material reciclável e reutilizável, e trabalharmos a educação ambiental, desenvolvendo a consciência ecológica em todos os cidadãos marilienses”, disse Rosângela.

“No momento crítico da pandemia, conseguimos apoiar famílias de catadores através do projeto EcoEstação e doação de sacolas verdes para associações legalizadas e cadastradas junto à Prefeitura. Agora, pretendemos expandir a coleta seletiva de casa em casa, incluindo o máximo de famílias neste projeto inovador, em cumprimento às legislações vigentes”, ressaltou o secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, sobre a importância do projeto para a população

“Pedimos à população que colabore com este projeto, separando os materiais recicláveis, e entregando-os a estas famílias que serão beneficiadas com este trabalho digno e essencial para a sustentabilidade em nossa cidade”, solicitou o secretário.

HORAH – Informação é tudo