MORRE O PROFESSOR DE NATAÇÃO MOSCHETTA, QUE, DIZ A LENDA, NÃO SABIA NADAR

Professor Moschetta começou em Marília e virou lenda da natação em Jaú (FOTO: Reprodução)

CORPO SERÁ VELADO NO VELÓRIO MUNICIPAL E SEPULTADO NESTA 5ª FEIRA (6), EM JAÚ

 

O corpo do professor Ademar Francisco Moschetta, 81 anos, será velado no Velório Municipal nesta noite (5) e sepultado amanhã, 5ª feira, às 14h, no cemitério de Jaú. Professor Moschetta, como era mais conhecido na cidade, ensinou natação e treinou várias gerações de competidores amadores e profissionais ao longo dos anos.

Havia uma lenda nunca esclarecida de que Moschetta era o único professor de natação que não sabia nadar – mas era um dos mais respeitados treinadores da região. Começou em Marília, treinando atletas no afamado (e temido pelos adversários) Yara Clube nas décadas de 1970 e início de 1980, berço do 1º medalhista olímpico brasileiro, Tetsuo Okamoto. Mas a história (e paixão) do professor Moschetta fez toda a diferença em Jaú, onde atuou no serviço público até 1993, tendo passado também pelo Palmeirinhas e XV de Jaú (ele era formado em Educação Física).

Equipe de natação campeã de 1989: professor Moschetta à esquerda e, no destaque, o vice-prefeito Tuco (FOTO: Arquivo pessoal/Reprodução)

“Eu fiz parte de uma equipe que revelou grandes nadadores, todos treinados pelo professor Moschetta. O Rui Galvão foi nadador do Pinheiros (SP); tinha também o Lourenço Benedito e o Marcelo Monterosso Teixeira, que depois de nadador, foi treinador da Unaerp (Ribeirão Preto) e até da seleção brasileira (treinou inclusive a nadadora Renata Burgos, várias vezes campeã)”, lembra Tuco Bauab, atual vice-prefeito de Jaú.

Algumas gerações de nadadores aprenderam a competir e foram treinados pelo professor Moschetta, que também era figurinha fácil e muito conhecida na cidade, de bom papo e que se divertia contando e lembrando histórias jauenses. Professor Moschetta faleceu de causas naturais nesta 4ª feira (5), mas amigos contam que ele teria sido atropelado há menos de um mês e se recuperava em uma clínica.

HORAH – Informação e prestação de serviço