Que dó – FOGO CRIMINOSO CONSOME 600 ÁRVORES NATIVAS NA CASCATA

Incêndio queimou mudas de árvores na Cascata (Foto: Reprodução PMM)

QUEIMADAS TAMBÉM DESTRUÍRAM A VEGETAÇÃO EM BAIRROS DA ZONA NORTE DE MARÍLIA

Seiscentas mudas de árvores de espécies nativas plantadas em comemoração ao Dia Mundial da Água, em 22/3, no entorno da Represa Cascata, Zona Leste, foram queimadas em incêndio criminoso nos últimos dias. A informação é da Prefeitura de Marília. Além da Cascata, teve fogo e destruição de áreas de preservação permanente no Maracá, Montana e distrito de Pe. Nóbrega, todos na Zona Norte.

Com o fim da temporada de chuva e início da estiagem do Outono, as queimadas urbanas se intensificaram. Na Cascata o problema foi maior e destruiu esforço conjunto de ao menos 90 dias, entre preparo do solo, plantio e hidratação das mudas, que envolveu o Meio Ambiente, DAEM, Educação e CADES, o Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“Cuidar da Represa Cascata, importante fonte de recursos hídricos de Marília, é manter o abastecimento de água em nossas casas”, explicou o coordenador da educação ambiental do município Wilson Hakamada. Segundo ele, as futuras árvores ajudariam “a melhorar a qualidade do ar e a preservar a represa, atrair pássaros e animais silvestres, mas infelizmente esse ato de vandalismo inexplicável jogou fora todo esse esforço”.

A expectativa é que a Polícia Ambiental identifique os responsáveis pelos danos e amplie a fiscalização contra as queimadas. Além da destruição, elas produzem fumaça que agrava problemas respiratórios, principalmente em idosos e crianças. Câmeras de vigilância também vão ajudar a flagrar os infratores e proteger a cobertura vegetal nativa de Marília, que possui o maior índice do estado e 100% das nascentes identificadas por sensoriamento remoto.

Plantio de mudas nativas ocorreu em comemoração ao Dia da Água: tudo destruído pelo fogo criminoso (Fotos: Divulgação PMM)

HORAH – Informação é tudo