“Queremos que a região exporte mais”, diz Alckmin ao lançar Programa de Exportação na região

Alckmin foi recepcionado pela prefeita de Bauru, Suéllen Rosin (FOTO: Pref. Bauru/Reprodução)

Autoridades locais e das cidades vizinhas acompanharam lançamento da Peiex Bauru, que vai preparar empresas para exportarem; jauenses também estiveram presentes

Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex-governador Geraldo Alckmin lançou em Bauru, nesta 6.a feira 22, o Núcleo Athon do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). Evento aconteceu no Senai e reuniu autoridades de diversas cidades. Ao discursar, ele enalteceu a “logística perfeita” da região, com rodovia, ferrovia, hidrovia e aeroportos, e disse que estava lá “para apoiar os exportadores, porque queremos que a região exporte mais”.

Realizado no Brasil desde 2004, o Peiex é oferecido pela ApexBrasil com atendimento individualizado para ajudar empresas a iniciarem processos de exportação de maneira planejada e segura. “O Brasil tem 1,9% do PIB mundial, o que significa que 98,1% do comércio estão fora do país. Por que a China e a Alemanha, por exemplo, crescem tanto? Por causa da exportação. Mas para exportar é preciso ter produtividade e qualidade”, destacou Alckmin.

A qualificação dos empresários e empresas é feita gratuitamente por equipe especializada em comércio exterior da Athon, em formato online ou presencial, a partir de agora disponível também para a região de Bauru. “Ao todo, serão atendidas 100 empresas de Bauru e mais 25 de Presidente Prudente e mais 25 de Araçatuba, que terão pólos vinculados ao Núcleo de Bauru”, diz nota distribuída pela assessoria de imprensa da prefeitura de Bauru. Em SP já existem núcleos na Capital, Ribeirão Preto, Rio Preto e Sorocaba.

O evento no Senai Bauru foi acompanhado por grande número de empresários e autoridades de toda a região (FOTO: Pref. Bauru/Divulgação)

INVESTIMENTOS – Alckmin foi recepcionado pela prefeita Suéllen Rosim que aproveitou o encontro para reivindicar investimentos para a cidade. Ela reforçou reivindicações para os distritos industriais 1, 2 e 4 de Bauru, com investimento estimado de R$ 26 milhões. O objetivo da prefeita é melhorar a infraestrutura desses locais “para permitir o crescimento das empresas já existentes e atrair novas”. Suéllen falou ainda sobre pedidos para que a licitação da Malha Oeste da ferrovia traga investimentos para a cidade, que está no trecho que terá o maior volume de transporte de cargas.

PRESENTES – O presidente da ApexBrasil Jorge Viana acompanhou Alckmin, assim como a gerente de competitividade Clarissa Furtado, o diretor da Athon, Sandro Vidotto, deputados federais, o presidente do Ibama e ex-prefeito Rodrigo Agostinho, dentre outras autoridades, inclusive da região. O presidente do PSDB Jaú, advogado Antônio Aparecido Serra, e o oftalmologista e presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) Regional Jaú, Edion Fagnani Jr, também participaram do evento.

Dr. Edion e Serra, amigo de longa data de Alckmin, prestigiaram o evento em nome de Jaú (FOTO: Arquivo pessoal/Reprodução)

HORAH – Informação é tudo