Reativação da USP – JOÃO COMEÇA, MATEUS CONTINUA, IVAN PEGA CARONA

Prefeito apareceu do nada pra fazer sinal de positivo; na foto, prof. dr. Emanuel Carrilho (de vermelho, da USP S. Carlos); secretária Elenira; prof. dr. Sila Carneiro (Esalq); Mateus Turini; vereadores da base e prof. dr. Flávio Santos (o penúltimo da esq. pra dir., da Esalq) - FOTO: Reprodução

SEM ATIVIDADES NESTE ANO, POLO PODE ABRIR NOVOS CURSOS E RETOMAR VESTIBULARES

 

Criado na gestão do ex-prefeito Osvaldo Franceschi (2009/2012) e desativado no ano passado após formatura da última turma do único curso oferecido, Licenciatura em Ciências, o Polo USP de Jaú tem tudo para retomar atividades. Isso porque a reconquista do polo universitário virou bola da vez na disputa entre políticos jauenses. Mas, afinal, quem deu o pontapé inicial e quem pegou carona?

“Há mais ou menos uns 30 dias eu visitei o polo, estive com o gerente [Marcos] Esichiel e decidimos agendar uma visita à Esalq em Piracicaba, que é responsável pelo nosso polo de Jaú”, explicou João Brandão, presidente da Câmara que, na gestão Oswaldo, era vice-prefeito. Semana passada, o vereador Mateus Turini foi a Piracicaba se encontrar com o diretor da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq), Durval Dourado Neto, como representante do Parlamento Regional presidido por João Brandão e presidente da Comissão de Educação do mesmo.

Depois, João e Mateus voltaram ao polo da USP Jaú para visitar todas as instalações, discutir a possibilidade real de abertura de mais cursos em diversas áreas, criação de laboratórios, inclusive de Tecnologia, e volta dos vestibulares. Nesta 4ª feira (25), com a agenda bem adiantada para reativação do polo e reunião marcada com diretores da Esalq na cidade, uma surpresa: o prefeito Ivan Cassaro apareceu acompanhado da secretária Elenira Cassola (Educação) e vários vereadores da base, literalmente para pegar carona na reconquista do polo.

HORAH apurou que um telefonema da Prefeitura de Jaú à diretoria da Esalq USP, ontem, ‘descobriu’ que professores e diretores da instituição em São Carlos e Piracicaba estariam no polo hoje. Quando a equipe do prefeito chegou, eles já haviam sido recepcionados por Mateus Turini – João Brandão não compareceu por estar cumprindo agenda em SP. O encontro que discutiria detalhes do plano de retomada da USP na cidade, teve de se prestar inicialmente a apresentar o local a quem não o conhecia – caso do prefeito e seus vereadores.

João Brandão, Esichiel e Mateus na visita às instalações, semana passada (FOTO: Reprodução)
Caminhada por todo o polo, na antiga Cia. Jauense Industrial (FOTO: Reprodução)
Representantes de unidades da USP e o vereador Mateus (penúltimo da dir. pra esq.), que também é professor (FOTO: Reprodução)

HORAH – Você bem informado