Reativação do Polo da USP – NEGOCIAÇÕES AVANÇAM E CRONOGRAMA COMEÇA A SER DEFINIDO

Mateus (de camiseta preta) e diretores da USP: reativação do polo de Jaú (FOTO: Arquivo Pessoal/Reprodução)

A tão aguardada reativação do Polo da USP em Jaú deve mesmo se tornar realidade a partir de 2022. Diretores da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP em Piracicaba, responsável pela manutenção do polo jauense, voltaram à cidade, fizeram nova visita ao local e avançaram na definição do cronograma de retomada das atividades no polo, instalado na antiga área da Cia. Jauense Industrial (Fiação).

O vereador e professor Mateus Turini recepcionou a comitiva em Jaú – nem o prefeito Ivan Cassaro nem qualquer representante da prefeitura compareceram. “Os entendimentos estão muito adiantados e posso dizer que estamos todos muito animados com essa reativação do polo”, comentou. Segundo Mateus, professor Dr. Ruy Caldas, ex-diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), esteve com a comitiva e “vai ajudar no desenvolvimento estratégico”.

Também vieram o professor Dr. Durval Dourado Neto, diretor da ESALQ-USP Piracicaba, e professor Dr. Ignácio Poveda, Procurador-Geral e Superintendente de Relações Institucionais da USP – “ele é simplesmente o responsável jurídico da USP”, comemorou o vereador Mateus. A proposta é reativar o polo e constituí-lo “de maneira sustentável e autônoma”. O clima foi tão amistoso que após a visita todos foram almoçar juntos.

O primeiro passo em estudo é implantar o Desenvolvimento em Pesquisa na área de Biotecnologia em 2022; para o ano seguinte, reabertura do curso semi-presencial de Licenciatura em Ciências e abertura de curso na área de Biotecnologia, “possivelmente Bacharelado em Biotecnologia”, dentre outros. “É muito bom ver que todo esse esforço começa a ser recompensado e só trará benefícios para Jaú e a região”, finalizou Mateus Turini.

HORAH – A verdade dos fatos