Recontagem de votos põe Fernando Toledo no lugar de João Brandão, na Câmara

Fernando é empresário, casado e tem 35 anos: novo vereador em Jaú (FOTO: Reprodução/Justiça Eleitoral)

Fim da expectativa: Fernando Toledo, 35 anos, é o novo vereador de Jaú. Com a anulação dos votos do Patriotas na eleição de 2020 por fraude eleitoral e a cassação do mandato de João Brandão, até então presidente da Câmara, a Justiça Eleitoral determinou a recontagem dos votos e o reprocessamento do sistema para indicar Fernando como substituto dele. A posse do novo vereador se dará tão logo a Câmara seja oficiada pelo Cartório Eleitoral de Jaú.

“O Fernando fez parte da nossa chapa na eleição, foi eleito portanto pelo PL, que era também o meu partido na época. Desejo a ele uma grande vereança, muito sucesso e bastante transparência no trabalho. E o que ele precisar do amigo e vice-prefeito Tuco Bauab, pode contar comigo”, comentou Tuco (PP). Além dele, os vereadores José Carlos Borgo e Mateus Turini, ambos do PDT, acompanharam a retotalização dos votos no cartório. Fernando Toledo, porém, não compareceu.

Vereadores Borgo e Mateus Turini e o vice-prefeito Tuco Bauab acompanharam a recontagem dos votos realizada por funcionários do Cartório Eleitoral, sob acompanhamento da juíza eleitoral Betiza Prado (FOTO: Vlad Ivanovas/Reprodução HoraH)
João Brandão teve mandato cassado e agora deixa oficialmente a Câmara (FOTO: Reprodução)

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Gustavo Dantas de Miranda, o sistema foi acionado a partir do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, que recebeu notificação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para refazer a contagem dos votos para vereador. Fernando é casado e empresário, dono de uma academia e de um salão de festas na cidade. O novo boletim das eleições com a recontagem feita nesta 4.a feira 23 indica Fernando como vereador eleito com 673 votos, 1,01% do total de votos válidos na eleição de 2020.

ELEIÇÃO – Agora a Câmara deverá convocar eleição entre os vereadores para o cargo de presidente, que era ocupado por João Brandão, e também para vice, já que na sessão antecipada desta 4.a feira, o então vice Marcos Brasil renunciou ao cargo. Por ofício, ele foi direto: “(…) renuncio ao meu cargo na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jahu a partir desta data, conforme me autoriza o artigo 9.o, inciso 3.o, do Regimento Interno”. O comentário nos meios políticos é de que Brasil teria firmado acordo com o prefeito Ivan Cassaro e a base aliada para ser eleito presidente da Câmara para o mandato-tampão até 31 de dezembro deste ano, e, em troca, comporia com os governistas a nova Mesa Diretora que administrará o Legislativo no biênio 2023-24 — o candidato a presidente deverá ser Maurílio Moretti.

Marcos Brasil renunciou ao cargo de vice-presidente: acordo com o prefeito e a base aliada? (FOTO: Reprodução/TV Câmara)

HORAH – Informação é tudo