REGIÃO TEM 6 VARIANTES DO CORONAVÍRUS, DIZ ADOLFO LUTZ

EM JAÚ, ATÉ ENTÃO, HAVIA INFORMAÇÃO OFICIAL SOMENTE DA VARIANTE DE MANAUS, A MAIS AGRESSIVA (Foto: Reprodução Web)

Levantamento divulgado pelo Instituto Adolfo Lutz de SP indica a circulação de variantes do coronavírus, causador da Covid-19, em cada uma das regiões do estado. Na de Bauru, onde estão Jaú e mais 67 municípios, foram detectadas ao menos seis variantes, entre elas a de Manaus, AM, mais agressiva e perigosa, e a do Reino Unido.

As variantes foram confirmadas com base em amostras de pacientes encaminhadas para o estudo desenvolvido pelo instituto. A confirmação se deu por meio de sequenciamento genético e apoio do trabalho da Vigilância Epidemiológica, que faz a investigação dos casos.

Estudo do Adolfo Lutz foi divulgado na 6.a feira (26) – (Foto: Gov.SP)

Em Jaú e demais cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) sediado em Bauru, duas variantes predominam: a P.1 (Manaus), presente em 39,47% das amostras, e a P.2 (detectada inicialmente no RJ); depois vem a B.1.1.28 com 13,16%, a B.1.1.1.43 com 6,58% e duas menos expressivas.

Na região de Marília, segundo o mesmo estudo, há 9 variantes do vírus que provocou a pandemia da Covid. Tal qual no DRS Bauru, há predominância da variante P.2, presente em 60,6% das amostras, e 12,1% da P.1, dentre as outras. O estudo completo pode ser visto no site do Adolfo Lutz (www.ial.sp.gov.br).

HORAH – Você sabe das coisas