Relatório surpresa: obra da ETE Vargem Limpa “está um lixo”, diz vereador

Obra física da ETE tem 60% da estrutura pronta, mas estaria comprometida, segundo relatório técnico (FOTO: Prefeitura Bauru/Reprodução)

Vereador Coronel Meira, presidente da Comissão de Justiça à Câmara Municipal de Bauru, afirmou na reunião dos vereadores nesta 2.a feira (21) que a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa “está um lixo”, e que não tem “um único lugar em que não haja irregularidade”. Ele apresentou relatório surpresa elaborado há 2 anos por consórcio de empresas de engenharia que analisou a obra iniciada em 2015.

Com 60% da estrutura física concluídos e após consumir investimentos de mais de R$ 105 milhões, agora a Prefeitura pretende fazer a concessão da ETE à iniciativa privada, e mantém projeto de lei em tramitação na Câmara com este objetivo. Ontem, Coronel Meira juntou o relatório ao projeto para avaliação dos vereadores e alertou que a futura concessionária do esgoto terá muita dificuldade em concluir a obra, e que se isso acontecer, custará ‘três vezes mais do que o valor inicial’.

Segundo o relatório de 131 páginas feito pelo consórcio BBE Bauru, a estrutura da obra da ETE está comprometida, com ferragens aparentes e corroídas pela ferrugem, trincas no concreto, fissuras, bolhas e superfícies irregulares, tubulações não interligadas, entre outros problemas técnicos. Como o documento é de 2 anos atrás, admite-se que os problemas tenham se agravado ainda mais. Apesar disso, o projeto da prefeita Suéllen Rosim mandado à Câmara não faz nenhuma referência a essa situação.

HORAH – Informação é tudo