RESTRIÇÕES CONTINUAM AS MESMAS E DORIA ANUNCIA MAIS 338 LEITOS NO ESTADO

A expectativa de que o governador João Doria anunciasse nesta 4.a feira (10) restrições adicionais à fase Vermelha imposta ao Estado de SP desde o dia 6 não se confirmou. Ele manteve as medidas restritivas já conhecidas, em que apenas serviços essenciais podem funcionar, e anunciou a abertura nos próximos dias de mais 338 leitos para pacientes com Covid-19 em hospitais públicos e privados do Estado.

Desse total, 171 leitos serão de enfermaria e 167 de UTI. Assim mesmo, os números ficam abaixo da necessidade. Na 3.a feira (9), havia 20,3 mil pacientes internados em enfermarias e UTIs paulistas, contra 15.517 em 27/2. Ou seja: em 11 dias foram internadas 4.797 pessoas a mais, média de 436 por dia. O secretário estadual da Saúde Jean Gorinchteyn admitiu hoje que o Estado não tem condições de suprir toda a demanda atual, principalmente dos casos mais graves.

Apesar de Doria não criar novas restrições — que seria a chamada fase Roxa –, a equipe de governo disse que ainda estuda novas medidas, inclusive a volta da proibição das aulas presenciais nas escolas e das celebrações religiosas, recomendação feita pelo Procurador-Geral de Justiça Mário Sarrubo. “A questão dos cultos religiosos é complexa. Se for necessário novas medidas, eventualmente uma delas está relacionada aos cultos”, antecipou Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência da Covid.

Também não houve anúncio de nenhuma medida contra as competições esportivas nesse momento mais crítico da pandemia. Tanto a Federação Paulista de Futebol (FPF) quanto a CBF informaram que seguem os protocolos de segurança e proteção contra a Covid e que os campeonatos vão prosseguir. Doria não se manifestou a respeito.

HORAH – Você sabe tudo