
Decreto que será publicado no Diário Oficial de Marília neste sábado (6), regulamentará normas para a volta das celebrações religiosas presenciais a partir do dia 16, domingo. A decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento do coronavírus na cidade, após o prefeito Daniel Alonso se reunir com representantes das igrejas na 4ª feira (3). O decreto também vai regulamentar algumas atividades esportivas e culturais.

Em nota, a Prefeitura informou que Daniel seguiu propostas apresentadas pelos próprios líderes religiosos. Mais de 30 estiveram representados no encontro com o chefe do Executivo, entre os quais da Diocese de Marília, padre Willians de Brito, e do Conselho de Pastores, pastor Vandir de Lima. “Tudo será feito com muita responsabilidade e segurança para todos. Caso as regras não sejam cumpridas, poderemos retroagir, mas acho que isso não será necessário”, comentou o prefeito.
REGRAS – As atividades religiosas serão permitidas em apenas 40% da capacidade dos ambientes, distanciamento mínimo entre pessoas de 1 metro e meio, higienização completa dos templos e objetos de uso comum, oferta de álcool gel na entrada e saída, uso obrigatório de máscaras e até três atividades/dia com duração máxima de 1 hora e meia cada uma delas. A fiscalização municipal acompanhará o cumprimento das medidas.
MAIS – O decreto vai liberar abertura do Bosque Municipal no dia 10 e também a volta de algumas atividades esportivas e de lazer nos clubes. Pesca e jogos de tênis, por exemplo, serão liberados; práticas com maior contato físico, como partidas de futebol, basquete e vôlei, não. Outras medidas para a retomada gradual das atividades serão discutidas na próxima reunião do Comitê, 4ª feira (10), às 9h, no auditório do Gabinete.

HORAH – Jornalismo com Credibilidade