
Revisado e atualizado, o Plano Diretor de Marília contemplou as 32 emendas apresentadas pelos vereadores, foi aprovado pela Câmara na 2.a feira 27, sancionado pelo prefeito Daniel Alonso nesta 5.a (30) e será publicado amanhã, 1.o de dezembro, no Diário Oficial. Segundo o secretário do Planejamento Urbano, arquiteto e urbanista José Antônio Almeida, que liderou os estudos que levaram ao Projeto de Lei 16/2022, o novo Plano Diretor “contempla o crescimento ordenado e seguro da cidade até 2037”.
Para o prefeito Daniel Alonso, trata-se de “mais um compromisso cumprido” e que permitirá o desenvolvimento urbano com avanços extraordinários. Por causa do entroncamento das rodovias estaduais SP-294 e 333, e da BR-153, Marília possui possibilidades “de logística com mobilidade” que poucas outras cidades têm. Daniel acredita que este será um dos fatores determinantes para atrair mais investimentos públicos e privados.


A revisão do Plano Diretor foi iniciada na gestão passada e engavetada em 2016. Daniel tomou posse em 2017 e já determinou a retomada dos estudos, que contaram com participação efetiva do Conselho Municipal da Habitação e seguiu orientações também do Ministério Público. Seis audiências públicas foram realizadas, sendo quatro para atender a cada uma das regiões da cidade, uma para os seis distritos de Marília e a última para elaboração da redação final do projeto.
“Asseguramos as diretrizes viárias e os eixos de crescimento, e toda essa segurança permitirá um crescimento exponencial da cidade, também estabelecendo a zona de expansão urbana de interesse social, a chamada Zeis”, disse Daniel. Elas reservam áreas para moradias e conjuntos habitacionais para famílias de baixa renda que ainda não possuem casa própria. “Agora o próximo passo é a atualização do geoprocessamento, para revisar também o nosso mapa geográfico, o que está previsto para 2024”.
Marília passa a ser uma das poucas cidades do Interior com Plano Diretor revisado e atualizado. Importante destacar que o desenvolvimento urbano previsto até 2037, preserva os parques dos itambés (vales imensos que estão no entorno da cidade) e outras áreas verdes, fundamentais para o turismo local.
HORAH – Informação é tudo